terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O NATAL ESTÁ NO AR



É tempo de festa. É tempo de arrumar a casa, fazer faxina, pagar as dívidas, comprar presentes, preparar as férias e as festas de final de ano. São muitas atividades! O tempo esta aí e os compromissos são grandes. Tudo está em ritmo acelerado e muitas pessoas já estão cansadas. É tempo de Natal. O Natal está no ar. Mas porque tudo isto? Porque é Natal? Porque toda esta agitação? A verdade é que estamos alegres e felizes, porque tem um aniversariante muito especial, o menino Jesus Cristo, que veio cumprindo a promessa de Deus Pai. Por isso, não podemos esquecer o principal, que é o aniversariante, o Deus menino, que veio salvar a todos. O Principe da paz que traz ao mundo a verdadeira paz. O Natal está no ar, para todo o povo cantar e celebrar o nascimento daquele que nos traz uma nova vida. FELIZ NATAL!!!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

FORMATURA DO LUCAS



Aconteceu no dia 10 de dezembro/08 a formatura do Pré Escolar Os Peixinhos de Iporã do Oeste, SC. O evento foi realizado no Pavilhão Católico, o qual estava muito bem decorado e preparado para este momento especial na vida das crianças, que no próximo ano entram para o 1o ano do Ensino fundamental. Entre os formandos estava meu filho Lucas Felipe. Fica nossa gratidão a toda unidade escolar pelo carinho e trabalho realizado com nossos filhos e parabéns pelo momento belíssimo proporcionado aos presentes, especialmente as crianças.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

FAIC 2008









Aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de dezembro de 2008, aqui em Iporã do Oeste, SC, a VI FAIC e IV IPOMOSTRA, uma grande feira. Foi uma grande festa. Mais um grande evento, a altura desta cidade linda e empreendedora. Quem aqui esteve presenciou e vivenciou momentos fantásticos e inesqueciveis. Parabéns a Comissão Organizadora, aos expositores que como eu trabalharam incansavelmente, ao público que deu um show a parte. Foi lindo, marcante e com certeza uma feira que entrou para a história.
Tive o previlégio de expor meus livros e uma pequena livraria. Graças a Deus e ao povo do Oeste de SC, a mesma foi um sucesso. Vendi centenas de livros e vi o porque este povo é inteligente, porque valorizam o LIVRO e seus escritores. Povo culto é aquele que estuda e valoriza a cultura, que não fica congelado no tempo, mas que busca sempre crescer e empreender. Todos que adquiriram livros na livraria concorreram a uma bandeira do Grêmio e uma do Inter, e o sorteio foi realizado no encerramento da feira com a presença dos expositores do pavilhão 02 e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Iporã Sr Alexandre, sendo contemplados as participantes Camila Spaniol (Grêmio) e Liane Sturzbecher (Inter), ambas de Iporã. Lembro que a cada feira os cupons são colocados nas urnas e acumulados, onde todos participam a cada semestre ao sorteio de diversos prêmios. Muito obrigado a todos!
PARABÉNS IPORÃ DO OESTE!!! PARABÉNS A TODOS!!!

PARABÉNS GABRIEL!!!












Dia 02 de dezembro de 2000, nascia em São Leopoldo, RS, no dia de minha formatura, o meu primeiro filho GABRIEL SEBASTIÃO FALKE FROES, que veio lindo para alegrar nosso casamento e nossa família. Agora, este garoto completa 08 anos e passou para a 3a. série. Falar de um filho sempre é muito dificil, pois filho é filho, e mais um pai coruja como eu, posso apenas dizer que agradeço a Deus todos os dias pelas 03 maiores obras de arte que tenho que são meus herdeiros, meus tesouros, meus encantos, minhas paixões. PARABÉNS GABRIEL!!! Continue sendo esta paixão de pessoa que você é, lindo, inteligente e querido. Te amo demais meu gatinho!!! FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

முஇடோ ஒப்ரிகடோ 04



Mais um ano chega ao fim e por isso registro o meu muito obrigado aquelas pessoas e grupos que marcaram minha caminhada neste ano... aqui esta MEU MUITO OBRIGADO para a 5a. série matutina da Escola de Ensino Fundamental São Lourenço de São Lourenço, Iporã do Oeste, SC, pelo carinho, apoio, amizade e pelo bom convivio neste ano. Fui professor regente desta turminha maravilhosa, que com certeza deixara muita saudades para mim e para toda escola. Sempre os chamei carinhosamente de " minha quintinha", pois a turminha é legal demais!!! Agradeço a Deus por vocês fazerem parte de minha vida. Que o Salvador Jesus Cristo esteja sempre ao vosso lado abençoando e protejendo. Valeu galerá!!!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

முஇடோ ஒப்ரிகடோ 03











Mais um ano chega ao fim. 2008 esta chegando ao fim. Faltam poucos dias para iniciarmos um novo ano e uma nova caminhada em nossa história. Agora é hora de avaliar o que passou-se e projetar o que será o amanhã. É hora de agradecer, de dizer MUITO OBRIGADO e também e hora de SONHAR que um ano novo melhor, cheio de amor, paz, saúde, realizações, enfim tudo que há de bom. Por isso, aqui registro minha gratidão a Deus por tudo de bom que vivi neste ano. Para mim foi um ano marcante, pois lançei o quarto livro de minha carreira " Palavras de ouro", fui candidato a vereador, trabalhei em excelentes escolas, tive ótimos colegas e alunos, viajei muito, participei de feiras, etc. Foi bom demais!!! A você que esteve ao meu lado, não interessa quando e em que momentos, fica minha gratidão. A você que apoiou-me ou até mesmo soube me criticar, valeu mesmo. Muito obrigado! Para este final de ano desejo que o menino de Belém, nosso salvador Jesus Cristo, seja nossa referência e nossa companhia, e que dos altos céus derrame muitas bênçãos a todos.
FELIZ NATAL E UM SUPER, FANTÁSTICO E MARAVILHOSO 2009!!!

முஇடோ ஒப்ரிகடோ 02



VALEU GURIZADA!!! Foram 04 anos de convivência JUNTOS semanalmente. Ter sido professor regente foi muito gratificante. Aprendi e espero ter contribuido para que todos também tenham aprendido muito... Fica a lembrança e saudade dos bons momentos e a certeza de que tudo valeu a pena. Que vocês sejam sempre bons estudantes e guerreiros nas batalhas desta vida. Que jamais desistam diante dos desafios e dos obstáculos, pois Deus sempre estará junto para abençoar. A foto é um registro que fica para aliviar saudades. A turma 8a série matutina da Escola de Educação Básica Pe Vendelino Seidel de Iporã do Oeste, SC, deixa sua marca e a certeza de que vale a pena viver. Muito obrigado pela amizade e por tudo que pude aprender e conviver com vocês!!! Que o bondoso Deus, que é amor, vos ilumine e abençoe sempre!!!

முஇடோ ஒப்ரிகடோ 01



Uma das muitas coisas boas da vida de professor é poder ser regente de alguma turma. Neste ano fui regente em várias escolas com diversas turmas. Esta que está na foto são meus alunos da 8a série matutino da Escola de Educação Básica Santa Helena, de Santa Helena, SC, onde leciono Ensino Religioso das 5a a 8a séries. Foi muito bom ter trabalho nesta escola em 2008 e ter sido professor regente desta turma foi melhor ainda. Por isso neste final de ano, cabe agradecer a Deus por tudo que foi vivido e por tudo que de bom aconteceu. Aos alunos que partem ao ensino médio, fica a gratião e a saudade. Fica para sempre as lembranças... Muito obrigado pela amizade, apoio e carinho recebido. Que o bondoso Deus vos ilumine e abençoe!!!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

É OURO!!!













No retorno da viagem, dia 23/11/08, cheguei com minha família na Comunidade de São Valentin, Descanso, SC, onde encontrei meu amigo e "irmão" Valdecir que admiro e estimo. Ele tem a voz e o coração de OURO, e com sua simplicidade, simpatia e voz, este jovem VALDECIR MARQUES, junto com o GRUPO MOMENTOS fazem da vida e de nossas festas um show e um grande espetáculo. Foi um show inesquecível! Foi bom demais! É por isso que por onde eles passam, arrastam multidões e conquistam corações e fãs.
Parabéns pelo sucesso! Vocês merecem mais ouro, platina, etc. Sou fã número UM! Que Deus vos abençoe sempre mais!!!

PASTOR EVANDRO LUTZ




Tive o previlégio de participar domingo dia 23/11/2008,às 15:30hs, da instalação do Rev. Evandro Lutz, como novo pastor da Paróquia Ev. Luterana Cristo Rei de Dionisio Cerqueira, SC. O culto solene foi dirigido pelos pastores Rafael de São Miguel do Oeste e Natal de Mondaí.
Foi um momento lindo, especial e marcante para todos os presentes, especialmente ao novo pastor e sua paróquia. Parabéns a Paróquia e ao Pastor Evandro! Desejamos que o bondoso Deus vos abençoe ricamente. " Se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida". Na foto temos o pastor Evandro, sua esposa Marilene e filho Mateus.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Falando em poesia...


Vou voar, voar
Pelo mundo da imaginação.
Voar longe e alto
Com você no coração.

Vou acreditar, acreditar
Que tudo ainda é possível
A vida é um expetáculo
E você é incrível!

Vou sonhar, sonhar
Que tudo será realidade
Com você ao meu lado
Mergulho na felicidade.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

VIAGEM AO RS


No dia 11 de novembro (terça-feira) tive o previlégio de acompanhar meus alunos das 7a e 8a séries da Escola de Educação Básica Santa Helena, de Santa Helena, SC. O destino foi a cidade de Ametista do Sul, RS, a capital mundial da pedra ametista, onde visitamos o museu e a Igreja Matriz. Apos, visitamos a cidade de Irai, RS, onde descansamos no Balneário das Águas Minerais, e visitamos a sede da Banda Cosmo Express e a ponte do Rio Uruguai, a qual liga os estados de SC e RS.
Vivenciamos uma nova realidade e com muita alegria vivemos mais um dia marcante e inesquecível. Agradeço a Deus por mais esta oportunidade, a prof. Beth que nos acompanhou e aos alunos, razão maior desta viagem e de nosso trabalho.
Foi bom demais!!! Valeu galera!!!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Foto da turma que viajou ao PR



Alunos acompanhados dos professores, nas Cataratas do Iguaçu

VIAGEM AO PARANÁ

Tive o previlégio de acompanhar as turmas das 8a. séries da Escola de Educação Básica Pe Vendelino Seidel de Iporã do Oeste, SC, numa linda e proveitosa viagem de estudos, nos dias 07 e 08 de novembro de 2008, a cidade de Foz do Iguaçú, PR, onde visitamos o Aeroporto, As Cataratas do Iguaçú, o marco das Três Fronteiras, a Usina da Itaipú, o Museu e depois Santa Helena, onde descansamos nas prainhas da represa da Itaipú e visitamos o Cristo Esplendor.
Tive o previlégio de ser acompanhado por 30 lindos e educados jovens e pelas colegas professoras Ivete Haas e Noeli Fernandes. Fomos transportados pela empresa Michelin turismo.
Sou grato a Deus pelos grandes momentos vivido e pelo previlégio de participar de mais um grande evento. Sou grato as colegas e aos alunos pela amizade, respeito e pela oportunidade de aprendizado e bom convivio. Deus seja louvado!!!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

FINADOS

A DOR DA PARTIDA E A ESPERANÇA DA VIDA NOVA

Um dia qualquer, igual a outros tantos que vivemos seguidamente. De repente, o telefone toca: Alô! Quem? Eu! O que foi? Escuta se breves palavras de consolo e ânimo, depois uma triste notícia: Ele partiu! Deus o chamou! Ela partiu! Deus a levou! Uma notícia! Duas notícias! Enfim, não interessa quantas sejam. Os olhos escurecem. O corpo treme. As pernas amolecem. As lágrimas caem ligeiramente... Tudo muito rápido! Queria que tudo não passasse de um pesadelo. Infelizmente não posso fugir e nem ignorar. Infelizmente tenho que acreditar e aceitar... Quanta dor! Quanta angústia! Ó Deus não me abandone! Ó Deus dá-me forças! Ó Deus consola-me!
Quem nunca passou por um momento desses? Infelizmente todo ser humano pode a qualquer momento, quando menos esperar estar vivendo uma realidade dessa. Realidade muito presente na vida de cada família, de cada comunidade, de cada congregação... A vida a partir daquele momento nunca mais é a mesma, pois ficam marcas, boas lembranças... apenas saudades! Uma cicatriz dolorosa ficará para sempre naquele que ainda ficou.
Por mais que queiramos ignorar, o homem não pode prever o seu futuro e não pode escapar o momento chamado MORTE. Morte uma palavra forte e dolorida, que causa mal estar a qualquer pessoa comum de nossa sociedade. Morte que tem um significado claro e objetivo. Morte que na verdade mostra a brevidade da vida na terra. Morte mostra que todos são frágeis e limitados. Ninguém durará para sempre! Ninguém poderá fugir do momento da morte. Cada um individualmente tem que enfrentar... pois caminhamos para a morte.
Mas de onde veio a morte? Por que temos que tê-la no mundo? Não existe uma maneira de eliminá-la? Como supera-la? Como estar preparado para lidar com a morte? Donde tiraremos força para dar o último adeus àqueles que amamos?
A origem da morte é clara para os cristãos, pois a Bíblia diz: “ O salário do pecado é a morte”. Sim, quando Adão e Eva caíram em pecado lá no Jardim do Éden, a morte surgiu como conseqüência da desobediência a Deus o criador. E então: “Todos pecaram e carecem da Glória de Deus”. Ao ser humano foi dado como castigo aos pecados a morte.
O homem nasceu para morrer. Mesmo que isto tenha sido uma grande verdade, nós frágeis humanos não queremos aceitar, não queremos viver este momento de despedida aqui do mundo. A vida por esta terra é passageira e breve chega o fim.
A alegria de ser cristão é ter a certeza da ressurreição em Cristo Jesus e a certeza nas palavras do próprio salvador Jesus: “ Quem crê em mim tem a vida eterna”. “Quem vive e crê em mim não morrerá eternamente...” Quando estava na cruz com os malfeitores Jesus mostrou claramente ao malfeitor arrependido que após aquele momento, eles estariam juntos no reino dos céus, quando disse: “em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no paraíso”. Não precisamos ter medo, não precisamos duvidar, pois a única esperança e a única saída está naquele que é o caminho, a verdade e a vida - Jesus Cristo, o vencedor da morte.
É muito difícil perder aquela pessoa que amamos. Não existem palavras para descrever a dor de nossos corações enlutados. Não existem palavras para descrever a dor da separação ou a dor da saudade. Mas existe sim, o consolo que vem dos céus, do Senhor todo poderoso. Daquele “que amou o mundo de tal maneira que nos enviou o seu único Filho” que morreu em nosso lugar naquela cruz, vencendo a morte e nos dando sempre o seu consolo.
Que Deus, o Senhor da vida e da morte console a cada coração que como o meu choram a perda de um, dois, três... ente queridos. Que a cada lágrima caída de nossos olhos, nossa fé seja fortalecida na doce esperança da vida eterna. Pois felizes aqueles que andaram nos caminhos da verdade e agora descansam no Senhor.
“Senhor Jesus, venceste a morte na cruz, consola nossos corações e preserva-nos na fé verdadeira para a Vida Eterna. Quando chegar nossa hora da partida, esteja conosco. Amém”.
Com saudades de minha mãe Dalva Maria, amigos Francisco, Leandro,Albertina,Muta,Gilson, Cristan ...

Sebastião Froes Pastor, professor e escritor.
Iporã do Oeste, SC. Finados 2008

terça-feira, 21 de outubro de 2008

O PODER DA MENTIRA

Eu pensei e falei.Você escutou e comentou. Era para ser apenas um pensamento aleatório, mas acabou sendo espalhado. Não deveria ser transmitido, mas foi sendo repassado de forma impensada. Não é verdade. E por fim, tomou uma dimensão inesperada. De um simples pensamento imaginário a um grande estrago moral e ético. Assim, funciona a mentira. Alguém pensa e fala e o outro espalha. As consequências são muitas vezes gravíssimas e até trágicas.
A inverdade tem um poder de destruição muito forte. Causa medos, angústias,iras, inimizades, calúnias e problemas muitas vezes impossíveis de serem resolvidos. Por isso, precisamos pensar antes de divulgar qualquer coisa, por mais simples que pareça ser, deve ser revisto e analisado com cautela.
Diz uma dito popular " onde há fumaça há fogo", acredito que não, pois a mentira pode ser uma fumaça enganosa e sabemos que o papel aceita tudo e a mentira depois de jogada aos ventos não existe como retira-la do convivio público.
É hora de pensar! Precisamos acabar com a mentira que tem um poder altamente destrutivo. Diz a Bíblia que a língua é fogo e o Diabo é o pai da mentira. Cuidado!!! Fale a verdade, mesmo que esta seja dolorida, pois a mentira depois de descoberta deixa o ser humano sem credibilidade.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

PROFESSOR

PROFESSOR...
Amigo das crianças,
Amparo da juventude
Parceiro dos adultos
Caminho da esperança.
Professor és vida
Vidas de ontem,
Vidas do hoje brilhante
Do amanhã retumbante.
Parceiro da paz, do conhecimento
Amigo do entendimento.
Professor guerreiro
Jamais podes desanimar
Nunca deixa de amar
Sempre tens que acreditar
Que o caminho é a educação
A cidadania é sua missão.
Professor de ontem e de hoje
Professor da história ou do futuro
É professor, fonte de paz e amor!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

QUEM DERA...

Quem dera ser...
Aquele que faz a diferença,
Que constrói a paz...
Que devolve alegrias aos tristes
Que abraça e conforta!

Quem dera ser...
Uma ponte a unir pessoas
Um caminho a levar paz
Um veiculo do amor
Uma ave da esperança.

Quem dera ser
Aquele vento suave que traz conforto
Uma estrela que brilha...
Uma lágrima de alegria a banhar seu rosto
A sua felicidade!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Ser pai nos dias de hoje

SER PAI NOS DIAS DE HOJE

A cada dia que passa, nos deparamos com novas descobertas e conquistas. Mas também surgem coisas que nos inquietam e preocupam. Por exemplo, a violência que cresce de forma assustadora; as drogas e as prostituições que buscam atingir nossas crianças e jovens. Além de tudo ainda é comum nos depararmos com famílias cada vez mais desestruturadas. Tudo nos assusta e muitas vezes temos a sensação de que não existem mais soluções e que a melhor coisa a fazer-se é ignorarmos e ficar isolado em si mesmo. Todos sabemos que isto não resolve, mas apenas piora a situação que nos tornará pessoas infelizes e fracassadas.
Diante da realidade que vivemos neste século XXI, sabemos que não é nada fácil para os adultos e então imaginemos para as nossas crianças e jovens que estão começando suas vidas. Será que eles terão estrutura suficiente para organizar suas vidas conforme a realidade atual? Será que eles terão sucessos em seus planos e projetos? O que podemos esperar do amanhã? Acredito que aí entra de forma indispensável a importância da família, de forma especial do pai.
Sou casado e pai de três filhos. Trabalho diretamente com crianças e jovens. Diante de tudo que observo e vejo, fico refletindo, especialmente quando estou com os meus filhos, o que é ser pai nos dias de hoje? Que tipo de pai devo ser? Como meus filhos gostariam que eu fosse? Quais minhas funções básicas e vitais para que meus filhos possam viver bem e estarem assim preparados para enfrentar a vida? Qual minha importância na vida deles? Numa sociedade preconceituosa e capitalista como posso ser diferente para o bem dos meus filhos?
Olhando para o passado, veremos que a função de um pai sempre foi prover o básico e necessário para a sobrevivência dos filhos. Essas necessidades se limitavam a dar comida, roupa e moradia, até que o filho pudesse estar estruturado para casar-se e formar uma nova família. Tudo se passou de gerações a gerações. Será que hoje ainda continua a mesma coisa? Acredito que sim, mas com algumas exigências a mais, que nos estão sendo impostas pela sociedade do século XXI.
Alguém me disse certa vez que “ser pai hoje é ser palhaço”. Fiquei refletindo e cheguei a uma conclusão: Essa frase tem duplo sentido e ambos podem descrever bem o ser pai. Primeiro quando diz que é ser palhaço, nos leva a refletir a função de um palhaço. O palhaço leva alegria, conforto e distração. Será que também esta não é uma função de um bom pai? Será que nossos filhos querem um pai ditador e sério? Antigamente isto parecia ser requisito básico. E segundo, o palhaço sabe o que faz e o que vai fazer. O palhaço é criativo e adapta-se facilmente a realidade onde está. Será que isto também não seria necessário ao bom pai? O palhaço sabe cativar as crianças e os jovens de forma especial! Será que os pais dos dias de hoje sabem cativar seus filhos?
Ainda cabe-nos lembrar que ser pai não é apenas dar dinheiro aos filhos ou moto para eles divertirem-se. Ser pai nos dias de hoje é muito difícil. Não falo de conceber uma criança, pois isto todo homem é capaz mediante uma relação. O que é difícil para nós homens deste século, é estarmos juntos de nossos filhos, estabelecendo um bom relacionamento familiar e social, e prepará-los para a vida futura adaptando-se a realidade a que estamos inseridos. Por isso, ser pai nos dias de hoje, acredito que seja saber conviver com as diferenças existentes entre as faixas etárias no relacionamento de pai e filho, e também saber conviver com as exigências básicas que a sociedade capitalista nos impõe, não fugindo jamais da realidade e do contexto onde estamos, sem perder o limite e a autoridade. Sendo como o palhaço que sabe respeitar, é respeitado e sempre é ouvido e admirado por todos, levando paz e alegria aqueles que mais precisam e que são a razão de nosso viver, os nossos filhos.

Sebastião Santo Prestes Froes

segunda-feira, 19 de maio de 2008

POESIA: MEU AMIGO É...

Falando em poesia: MEU AMIGO É ...

... semelhante ao vento
vem na hora certa e não rouba meu tempo;
... semelhante ao sol
clareia no momento da escuridão
... semelhante ao fogo
aquece quando está frio
... semelhante a lua
é brilhante e diferente a cada situação
... semelhante ao mar
mesmo nas maiores ondas da vida não deixa de ser um espetáculo
... semelhante ao pássaro
voa comigo no momento necessário.
... semelhante a cigarra
sempre transmite segurança e bem estar.
Meu amigo é...
Você que me acolhe sempre
Você que sorri sem pedir nada em troca
Você que me diz bom dia, boa tarde e boa noite
Você que chora comigo na dor
Você que compartilha as alegrias
Você que serve de referência
Você que sabe ser um homem como eu.
Você é meu grande amigo!
Obrigado pela amizade!

POESIA: ELE VIVE!

Falando em poesia: Ele vive!

É tempo de festa
De sorrir e cantar
De dar um abraço
De o Cristo Louvar.

É tempo de Páscoa
Festa da ressurreição
Pois Cristo está vivo
Dentro de cada coração

É tempo de olhar para a cruz
E ver os feitos de Deus
Aquele que ama a todos
Especialmente os seus.

Ele vive! Cristo ressuscitou
Não ficou na morte
Venceu tudo para salvar...
Cristo é nosso suporte!

Ele vive!
Um grito de alegria esta no ar
Ele vive!
Venha conosco celebrar.


Sebastião Froes

POESIA: AMIGO

Falando em poesia... AMIGO

Amigo que surge como vento
Vem e vai com o tempo
Amigo que surge como a lua
Vem, faz companhia, brilha...
Amigo que surge como estrelas
Aparece na hora da escuridão
Amigo que surge como o sol
Aparece quando estou na luz
Amigo que surge como cometa
Passa rápido e vai a outro planeta.

Amigo que vem, que surge de repente...
Sempre traz muita alegria
Encanto a vida da gente
Amigo é bem-vindo todo momento
Na alegria ou no sofrimento
O amigo é importante e indispensável
Companhia muito agradável
Alivio e consolo à alma e ao coração
Amigo é segurança e proteção
Amigo é amigo, anjo-irmão.

20 de julho Dia do amigo

terça-feira, 6 de maio de 2008

POESIA

O VERDADEIRO REI!


Foi uma longa caminhada:
Nasceu na humildade
Cresceu, viveu o amor
Durante sua vida fez a missão:
Libertar o mundo da escravidão
E ainda sofreu calúnias injustamente
Porém sempre muito contente
O caminho do amor percorreu.


Este homem tinha uma missão
Libertar o homem da condenação
Curar doentes
Libertar oprimidos,
Mostrar a verdade pura
Suportar amarguras
Caminhar rumo a cruz
E trazer aos homens verdadeira Luz.


Jesus subiu o Monte Calvário
Carregou sua pesada cruz
Foi injuriado
Foi desprezado
E injustamente condenado.
Para nos livrar do pecado
Tudo isto foi necessário
Passou-se por réu primário
Agonizante no madeiro
Sofreu o tempo inteiro
Para nos dar completa Salvação.


Cristo sofreu e morreu
Mas no terceiro dia reviveu
Ressurgiu como vencedor
Tornando-se verdadeiro Salvador
De toda humanidade.
Somente Ele é a verdade,
O caminho para a felicidade.
Ele vive! É verdadeiro Rei!!!

Sebastião Froes

quarta-feira, 30 de abril de 2008

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO NO PROCESSO EDUCACIONAL

Há um provérbio que diz: “ ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando ela for velha, não se desviará dele”, por isso creio que a formação moral, social e espiritual de cada cidadão, com certeza é básica e fundamental desde a infância e adolescência, para que tenhamos uma sociedade mais justa e acolhedora, que possibilite o bom convívio entre as pessoas, independentemente da cor, raça ou credo religioso.

Penso a partir disto, que a criança e o jovem criam suas raízes a partir da vivencia familiar e escolar, e motivo pelo qual devo destacar o quanto é importante o ensino religioso na formação de nossas crianças e de nossos jovens. Ressalto porém, que não seja um estudo doutrinário e alienado a uma determinada filosofia, mas um estudo amplo como ciência.

Hoje no Brasil e em Santa Catarina trabalha-se o ensino religioso como área do conhecimento cientifico, indispensável na boa formação do cidadão como um todo. Tem-se como ponto de partida enfoques históricos, filosóficos e cientifico, visando sempre preparar o cidadão para uma boa vivência consigo mesmo e com aqueles que estão ao seu redor.

O objetivo não é somente a preparação para o mercado de trabalho, mas sim para toda a sua vida como cidadão. Por isso, não devemos impor valores, pois estes podem ser questionáveis, mas o aluno deve e precisa aprender sobre os valores e a partir disto ele próprio elaborar suas conclusões.

Creio ser indispensável um olhar confiante para o nosso processo educacional nas escolas públicas, que buscam acima de tudo a valorização humana e sua preparação a exercer sua cidadania, e neste contexto a disciplina de ensino religioso vem como pilar para sustentar e somar neste processo educacional.

Sebastião Froes – Pastor, professor e escritor
(Professor de Ensino Religioso na E. E. B. São Vicente de Itapiranga, SC, na E. E. B. São Lourenço e E. E. B. Pe Vendelino Seidel de Iporã do Oeste, SC e na E.E. B. Santa Helena de Santa Helena, SC).

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Para que educar?

PARA QUE EDUCAR?

Quando paramos e analisamos a nossa atual conjuntura regional, estadual e nacional, deparamos com uma pergunta inquietante: Para que educar? Sim, diante da realidade do século XXI, quando vivemos num mundo globalizado e capitalista, e somos diretamente influenciados e guiados pelos grandes meios de comunicações, ficamos analisando e refletindo nas funções dos educadores, e qual a razão de suas existências.
Temos na atualidade os melhores recursos disponíveis para o trabalho educacional. Sabemos que o poder público investe altas cifras em livros didáticos, cursos aos professores, equipamentos mobiliários nas escolas públicas e em construções de novas unidades escolares. Muito se investe. Muito se fala em educação. Mas o que é educar? Para que educar? Ainda necessitamos do professor para educar nossas crianças e jovens? Será que o professor é indispensável para educar o ser humano, mesmo diante de tão grande avanço tecnológico do nosso século???
Lendo um artigo do educador chileno Humberto Maturana, podemos refletir sobre o que é educar e para que educar. Segundo ele, o educar é o processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro no espaço de convivência. Com isto ele ressalta que e educação acontece a todo tempo e sempre de maneira recíproca, e ainda que esta é continua, durando por toda a vida.
Concordamos plenamente com Maturana, mas precisamos estar atentos se realmente a educação está acontecendo e para que está acontecendo. Cremos que o ser humano desde o seu nascimento necessita ser educado e envolvido inteiramente no processo educacional. E mesmo, o idoso não fica isolado da educação, pois na velhice estamos a encarar novos desafios e novas situações que irão nos exigir sabedoria e competência.
Interessante a visão de Maturana, que acredita que a educação deve-nos levar a respeitar os nossos erros e a tratá-los como oportunidades legitimas de mudanças. E educação deve fazer-nos refletir sobre nossos afazeres e mudarmos de mundo sem deixar de respeitar eu e o outro.
A educação deveria nos preparar para o viver com plenitude e realização no mundo, no local e lugar onde estamos inseridos, em qualquer momento e a qualquer tempo. Ainda olhando para Maturana, vamos observar que a educação deveria ajudar o ser humano a desenvolver uma postura reflexiva para melhor entender e conviver com o outro. O mundo em que vivemos é de muita luta e de uma competição sem limites. É individualista, violento e incerto. Por isso, cremos que somente a educação em sua totalidade poderá fazer com que cada ser humano encontre o caminho da vida e da realização, podendo assim construir uma história e uma caminhada de sucesso que venham a trazer mais amor, paz, respeito e união entre os humanos.
Para que educar? Entre tantas respostas que podemos dar, limitamos a dizer como educadores que devemos educar para encontrar o prazer de viver. O educando deve através da educação encontrar o caminho que o leve a viver a vida em plenitude total. Que a cidadania seja presente em cada instante da vida.
Cremos que somente através da educação que poderemos reduzir os altos índices de violência e corrupção em nosso país. É pela educação que formamos cidadãos competentes, promotores da paz, da amizade e comprometidos com a vida e a felicidades dos humanos. É um processo lento e contínuo que talvez não traga resultados imediatos, mas com certeza trará muitos resultados a médio e a longo prazo. A educação faz sentido quando transforma o nosso coração e nos faz um agente da paz.

Sebastião Froes
Pastor, professor e escritor.
Julho/2007

terça-feira, 8 de abril de 2008

Sebastião Froes

LANÇADO 4º LIVRO DO ESCRITOR SEBASTIÃO FROES

O pastor, professor e escritor Sebastião Froes de Iporã do Oeste, SC, lançou no final de março o 4º livro de sua carreira como escritor. O lançamento oficial aconteceu na V Extenoleite realizada nos últimos dias 28, 29 e 30 de março no município de Santa Helena, SC, onde também foram expostos e comercializados os demais livros do escritor.
A obra intitulada “Palavras de Ouro” é um livro de bolso, com o mesmo estilo de sua 3ª obra Horizontes, lançada em abril do ano passado e que já chega a sua 3ª edição. “Espero que Palavras de Ouro também seja um grande sucesso assim como são os outros” enfatiza o escritor.
Palavras de Ouro é uma coletânea de frases e pensamentos de sábios e personalidades, que foram proferidas nos mais variados momentos de nossa história. É uma obra de motivação e auto-ajuda, que tem 92 paginas e está sendo comercializada ao preço de R$ 3,00, com a promoção de sorteios de vários prêmios entre os que adquirirem a obra. O 1º sorteio aconteceu no encerramento da V Extenoleite no dia 30 de março, quando a ganhadora do 1º prêmio, um aparelho de DVD foi Thuany Amaral de Santa Helena, SC. O próximo sorteio deverá ocorrer na Festa da Fruta em Mondai, no mês de junho, onde o escritor também deverá expor todas suas obras.
O escritor Froes circula entre os escritores que mais vendeu livros em Santa Catarina no último ano, superando a marca de 5 mil unidades. “Feliz e realizado agradeço a todo o Sul do Brasil que compra minha obras e a todos que me apóiam e incentivam. A todos muito obrigado. Escrevo com amor para pessoas simples e especiais e grato sou a Deus por poder entrar na vida de muitos através de meus livros” finaliza Froes.