quarta-feira, 30 de abril de 2008

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO NO PROCESSO EDUCACIONAL

Há um provérbio que diz: “ ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando ela for velha, não se desviará dele”, por isso creio que a formação moral, social e espiritual de cada cidadão, com certeza é básica e fundamental desde a infância e adolescência, para que tenhamos uma sociedade mais justa e acolhedora, que possibilite o bom convívio entre as pessoas, independentemente da cor, raça ou credo religioso.

Penso a partir disto, que a criança e o jovem criam suas raízes a partir da vivencia familiar e escolar, e motivo pelo qual devo destacar o quanto é importante o ensino religioso na formação de nossas crianças e de nossos jovens. Ressalto porém, que não seja um estudo doutrinário e alienado a uma determinada filosofia, mas um estudo amplo como ciência.

Hoje no Brasil e em Santa Catarina trabalha-se o ensino religioso como área do conhecimento cientifico, indispensável na boa formação do cidadão como um todo. Tem-se como ponto de partida enfoques históricos, filosóficos e cientifico, visando sempre preparar o cidadão para uma boa vivência consigo mesmo e com aqueles que estão ao seu redor.

O objetivo não é somente a preparação para o mercado de trabalho, mas sim para toda a sua vida como cidadão. Por isso, não devemos impor valores, pois estes podem ser questionáveis, mas o aluno deve e precisa aprender sobre os valores e a partir disto ele próprio elaborar suas conclusões.

Creio ser indispensável um olhar confiante para o nosso processo educacional nas escolas públicas, que buscam acima de tudo a valorização humana e sua preparação a exercer sua cidadania, e neste contexto a disciplina de ensino religioso vem como pilar para sustentar e somar neste processo educacional.

Sebastião Froes – Pastor, professor e escritor
(Professor de Ensino Religioso na E. E. B. São Vicente de Itapiranga, SC, na E. E. B. São Lourenço e E. E. B. Pe Vendelino Seidel de Iporã do Oeste, SC e na E.E. B. Santa Helena de Santa Helena, SC).

Nenhum comentário: