sexta-feira, 24 de outubro de 2008

FINADOS

A DOR DA PARTIDA E A ESPERANÇA DA VIDA NOVA

Um dia qualquer, igual a outros tantos que vivemos seguidamente. De repente, o telefone toca: Alô! Quem? Eu! O que foi? Escuta se breves palavras de consolo e ânimo, depois uma triste notícia: Ele partiu! Deus o chamou! Ela partiu! Deus a levou! Uma notícia! Duas notícias! Enfim, não interessa quantas sejam. Os olhos escurecem. O corpo treme. As pernas amolecem. As lágrimas caem ligeiramente... Tudo muito rápido! Queria que tudo não passasse de um pesadelo. Infelizmente não posso fugir e nem ignorar. Infelizmente tenho que acreditar e aceitar... Quanta dor! Quanta angústia! Ó Deus não me abandone! Ó Deus dá-me forças! Ó Deus consola-me!
Quem nunca passou por um momento desses? Infelizmente todo ser humano pode a qualquer momento, quando menos esperar estar vivendo uma realidade dessa. Realidade muito presente na vida de cada família, de cada comunidade, de cada congregação... A vida a partir daquele momento nunca mais é a mesma, pois ficam marcas, boas lembranças... apenas saudades! Uma cicatriz dolorosa ficará para sempre naquele que ainda ficou.
Por mais que queiramos ignorar, o homem não pode prever o seu futuro e não pode escapar o momento chamado MORTE. Morte uma palavra forte e dolorida, que causa mal estar a qualquer pessoa comum de nossa sociedade. Morte que tem um significado claro e objetivo. Morte que na verdade mostra a brevidade da vida na terra. Morte mostra que todos são frágeis e limitados. Ninguém durará para sempre! Ninguém poderá fugir do momento da morte. Cada um individualmente tem que enfrentar... pois caminhamos para a morte.
Mas de onde veio a morte? Por que temos que tê-la no mundo? Não existe uma maneira de eliminá-la? Como supera-la? Como estar preparado para lidar com a morte? Donde tiraremos força para dar o último adeus àqueles que amamos?
A origem da morte é clara para os cristãos, pois a Bíblia diz: “ O salário do pecado é a morte”. Sim, quando Adão e Eva caíram em pecado lá no Jardim do Éden, a morte surgiu como conseqüência da desobediência a Deus o criador. E então: “Todos pecaram e carecem da Glória de Deus”. Ao ser humano foi dado como castigo aos pecados a morte.
O homem nasceu para morrer. Mesmo que isto tenha sido uma grande verdade, nós frágeis humanos não queremos aceitar, não queremos viver este momento de despedida aqui do mundo. A vida por esta terra é passageira e breve chega o fim.
A alegria de ser cristão é ter a certeza da ressurreição em Cristo Jesus e a certeza nas palavras do próprio salvador Jesus: “ Quem crê em mim tem a vida eterna”. “Quem vive e crê em mim não morrerá eternamente...” Quando estava na cruz com os malfeitores Jesus mostrou claramente ao malfeitor arrependido que após aquele momento, eles estariam juntos no reino dos céus, quando disse: “em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no paraíso”. Não precisamos ter medo, não precisamos duvidar, pois a única esperança e a única saída está naquele que é o caminho, a verdade e a vida - Jesus Cristo, o vencedor da morte.
É muito difícil perder aquela pessoa que amamos. Não existem palavras para descrever a dor de nossos corações enlutados. Não existem palavras para descrever a dor da separação ou a dor da saudade. Mas existe sim, o consolo que vem dos céus, do Senhor todo poderoso. Daquele “que amou o mundo de tal maneira que nos enviou o seu único Filho” que morreu em nosso lugar naquela cruz, vencendo a morte e nos dando sempre o seu consolo.
Que Deus, o Senhor da vida e da morte console a cada coração que como o meu choram a perda de um, dois, três... ente queridos. Que a cada lágrima caída de nossos olhos, nossa fé seja fortalecida na doce esperança da vida eterna. Pois felizes aqueles que andaram nos caminhos da verdade e agora descansam no Senhor.
“Senhor Jesus, venceste a morte na cruz, consola nossos corações e preserva-nos na fé verdadeira para a Vida Eterna. Quando chegar nossa hora da partida, esteja conosco. Amém”.
Com saudades de minha mãe Dalva Maria, amigos Francisco, Leandro,Albertina,Muta,Gilson, Cristan ...

Sebastião Froes Pastor, professor e escritor.
Iporã do Oeste, SC. Finados 2008

Nenhum comentário: