domingo, 26 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DO LIVRO


O dia 23 de abril é considerado o dia mundial do livro. Uma data muito importante, mas infelizmente pouco lembrada e quase nem comemorada. Mas por que? O que falta para o dia do livro ser lembrado e comemorado em nossa sociedade? Falta interesse? Interesse de quem? Será que o comércio não consegueria obter lucros com vendas de livro? Ou será que o livro já é coisa do passado e agora caminha para o museu? O que esta acontecendo? Como fazer do livro o melhor amigo das pessoas?
São muitas as perguntas que surgem e que talvez não encontremos respostas para todas. Mas estamos cientes que alguma coisa precisamos fazer, pois o livro é indispensável na formação do cidadão. O livro não deve ser objeto de lucro, de luxo e da classe nobre. O livro deve ser o melhor amigo do rico e do pobre, da criança ao idoso, daquele que deseja crescer como ser humano. O livro nos proporciona momentos mágicos e inesquecíveis, nos fazer viajar sem precisar sair do lugar. Como escritor, lamento a falta de apoio, incentivo e patrocínio que os escritores brasileiros recebem. Tornou-se quase impossível sobreviver dos livros e da escrita.
Estamos numa sociedade capitalista e individualista que pouco valoriza a leitura e o livro, e muito menos ainda os escritores. Acredito que um dia esta história será diferente. Por isso, conclamo você a fazer sua parte e juntos faremos uma nova história.

Nenhum comentário: