quarta-feira, 22 de abril de 2009
ÁGUA, FONTE DA VIDA
O Oeste do Estado de Santa Catarina esta vivendo uma de suas maiores estiagem de sua vida. São meses sem a preciosa chuva, e por isso, a água que é fonte de toda vida está desaparecendo. Os rios onde havia agua e peixes, agora estão vazios, restando algumas poças pequenas com água. As plantas e vegetações começam a dar sinal de que a água esta desaparecendo do solo e consequentemente não há como sobreviver. Os animais sentem a falta de água e a dificuldade para encontrá-la. Os poços, inclusive poços artesianos começaram a secar, ou seja, estão vazios, sem água a razão de suas existências. As cidades e seus habitantes começaram a enfrentar a uma crise diferente, a crise da falta do líquido mais precioso para a sobrevivência humana, animal e vegetal.
Em minha comunidade, a água chegou ao fim e agora preciso pegar meu carro e buscar água para o consumo em amigos da região que ainda tem água disponível, e para lavar as roupas preciso ir a municipios vizinhos fazer o que sempre faziamos em casa, algo que parecia normal, e agora não é mais possível.
O que fazer? A angústia e a incerteza dominam nossos dias e nossas noites. Aquilo que ouviamos falar na Tv, rádios e jornais, agora é realidade em nossa família, comunidade, minicipio e região. Porém, a preocupação aumenta na medida que o tempo passa e a chuva não vem.
Estamos diante de um problema muito grave que ameaça toda nossa sobrevivência. Sabemos que não será possível a vida nesta terra sem a água, pois ela é indispensável para todos. A realidade está conosco e não adianta ignorar, pois a situação tende a ficar pior. precisamos agir! É hora de dar as mãos e nos unir. É momento para buscar uma solução definitiva se desejamos continuar vivendo neste mundo. Precisamos começar pelo básico que é economizar ao máximo o uso da água e buscar meios e alternativas para preservá-la, ou então, decretamos o nosso fim. Nós decidimos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário