domingo, 30 de agosto de 2015

FEIRA REGIONAL DO CONHECIMENTO

Participamos deste grande evento e socializamos na íntegra a matéria produzida pela nossa assessoria de imprensa da 31ª SDR, meu amigo jornalista Vandro Welter, como segue:
O evento organizado pela Gerência Regional de Educação de Itapiranga e escolas estaduais foi realizado nos dias 27 e 28 na cidade de Santa Helena e atraiu o olhar atento da comunidade em 47 projetos de pesquisa. A Feira Regional do Conhecimento representa um marco na socialização de projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas da rede estadual de ensino da SDR de Itapiranga. O encerramento foi realizado na tarde de sexta-feira, 28, e definiu os três projetos classificados para a etapa estadual que ocorre no mês de outubro em Florianópolis.
Além do Governo do Estado e SDR Itapiranga, a Feira teve a colaboração de empresas patrocinadoras: Fai Faculdades, Sicoob Creditapiranga, Nedel Informática, Schroeder Esquadrias e Cooper A1. 

A Escola Porto Novo obteve a primeira colocação no Ensino Fundamental por meio do projeto “Desodores a prova de hiperidose e bromidose para o bem estar humano”. O mesmo foi apresentado pelos alunos João Facco, Isadora Machado e Raissa Paulata. Ele teve a coordenação das professoras Marlene Welter e Fabiana Tres. 

No Ensino Médio o primeiro lugar foi para a Escola Cristo Rei por meio do projeto “Telhas Ecológicas”, apresentado pelos alunos Wilian Franz, Cleiton Wolfarth, Cleison Wolfarth e Darlei Wolfarth. O professor coordenador foi Evandro Meier. A primeira colocação no Ensino Médio Profissionalizante foi para a Escola Casa Familiar Rural de Iporã do Oeste com o projeto “Uso do Alecrim como estimulante das funções orgânicas do corpo”. Desenvolvido por Cristiane Pedretti e Raquel Vanusa Fávero e coordenado pela professora Fabiane Rambo. 

Classificação para etapa nacional 

Em 2014 duas escolas da rede estadual de ensino de Itapiranga obtiveram a classificação para a etapa nacional da feira de ciências. O evento ocorre no mês de outubro na cidade de Olinda, Pernambuco. Os trabalhos desenvolvidos em 2014 pelos alunos da EEB São José da comunidade de Sede Capela e EEB São Vicente da cidade, conquistaram o primeiro lugar na etapa regional e também na estadual, possibilitando competir com estudantes de todo o Brasil. 

Segundo o coordenador da 5ª Feira do Conhecimento, Douglas Franzen, essas conquistas são motivo de orgulho e servem de motivação para novos projetos. A estudante da EEB São Vicente, Camille Stülp, cursa o terceiro ano do ensino médio e integra o projeto vencedor que concorrerá na etapa nacional sob o título “Efeitos da poluição sonora no ambiente escolar”. Ela nos conta que o objetivo inicial era aplicar o projeto apenas na escola em que estuda. Mas, segundo Camille, o incentivo de professores e colegas fez com que participassem da etapa regional e estadual, alcançando a primeira colocação. “Com isso queremos sensibilizar a população de que o problema é real e esperamos avanços”.



Vandro Luís Welter, Assessoria de Comunicação
SDR Itapiranga, E-mail: imprensa@ipx.sdr.sc.gov.br

Nenhum comentário: