quarta-feira, 24 de junho de 2015

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IPORÃ

Sancionado Plano Municipal de Educação

Na manhã desta quarta-feira, 24 de junho, o Prefeito Ilton Vogt sancionou o Plano Municipal de Educação, que terá vigência de 10 anos. O ato teve a presença do Prefeito e Vice-prefeito Ilton Vogt e Valmor Reis, da equipe da Secretaria de Educação, Secretário Eloi Beilke, Assessores de Programas Educacionais Lori Dill e Vanderley Gambatto, Secretário de Administração e Finanças Valtuir Dal Bosco, Assessor de Projetos Fábio Castanha e o Presidente do Conselho Municipal de Cultura Sebastião Froes.
Conforme o Secretário de Educação Desporto Cultura e Turismo Eloi Beilke, o estudo e elaboração do Plano Municipal de Educação iniciou ainda em junho de 2014, sendo que o prazo para conclusão é até hoje, dia 24 de junho. O Secretário explica que a aprovação do PME, em segunda votação, ocorreu na sessão desta segunda-feira 22 de junho, e com a aprovação dos vereadores, hoje ocorreu à sanção do prefeito. O próximo passo será encaminhar o plano ao setor responsável na SDR de Itapiranga, e depois para Brasília.
Segundo a Assessora de Programas Educacionais da secretaria Lori Dill o plano foi feito através de uma construção democrática, com a participação de vários segmentos sociais da Comunidade Escolar e a Sociedade Civil de Iporã do Oeste. Ela enfatiza que o documento traz novas perspectivas para a educação, durante os próximos 10 anos, em todos os níveis de ensino.
O Secretário lembra que o Plano é um documento importante para as ações no setor da educação, sendo que todas as ações e investimentos planejados que serão cadastradas no Plano de Ações Articuladas, o PAR, devem estar de acordo com o que foi apresentado no PME.
Beilke comenta que foram várias etapas anteriores até que se chegasse à conclusão do plano. Foram realizados questionários com entidades da sociedade para identificar as demandas da educação, criado o Fórum Municipal da Educação e as Comissões, houve várias Reuniões internas de alinhamento do plano municipal com o plano estadual e nacional, foi realizada a conferência pública de aprovação das metas e estratégias e após isso, foram feitas as adequações necessárias. O PME deu entrada na Câmara de Vereadores na sessão do dia 18 de maio, com leitura do Projeto de Lei e baixado para as comissões para análise.
O Prefeito Ilton Vogt destaca que a educação vem a cada ano aumentando a demanda de investimentos, e o percentual mínimo de investimento que é de 25%, já atinge percentual maior do orçamento municipal, chegando a 27 e 28%. O Prefeito ressalta o empenho de todos que fizeram parte da construção do plano, e parabeniza a todos os envolvidos pela dedicação em realizar este documento, que servirá de base para definir as ações no setor da educação. 

PARTICIPAMOS DESTE MOMENTO IMPORTANTE PARA NOSSA CIDADE DE IPORÃ DO OESTE! PARABÉNS A TODOS PELA DEDICAÇÃO E ELABORAÇÃO DO PME QUE TRAZ A ESSÊNCIA DA EDUCAÇÃO IPOROESTINA!
Fonte: Assessoria de Imprensa da PM de Iporã do Oeste, SC, jornalista Joana Reichert.

Nenhum comentário: