segunda-feira, 21 de maio de 2012

EDUCAÇÃO CATARINENSE

PARA ALEGRIA DE TODOS OS CATARINENSE, EM ESPECIAL DOS EDUCADORES, COMPARTILHAMOS NA INTEGRA A NOTÍCIA ABAIXO, QUE FOI PUBLICADA NO SITE DE NOSSA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, DESTACANDO ESTA GRANDE CONQUISTA. PARABÉNS EDUCADORES CATARINENSES:

Santa Catarina está entre os estados com menor índice de reprovação

Por Melissa Nebias
Sex, 18 de Maio de 2012 18:30

Recentes dados apontam que o cenário da educação catarinense melhorou. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) com base no Censo Escolar de 2011, Santa Catarina é o terceiro Estado com o menor índice - 7,5% - de reprovação no ensino médio. No censo de 2010, o Estado ocupava a 10ª posição com o índice de 10,4%, tendo um avanço de sete posições. Em primeiro lugar está o Amazonas, com índice de 6%; em segundo, está o Ceará, com 6,7%.

Essa melhora na educação é reflexo das Políticas Educacionais implantadas no Estado. A Secretaria de Estado da Educação (SED) vem desenvolvendo ações a fim de garantir e melhorar o desempenho dos alunos e dos professores da rede pública estadual. Um exemplo são as capacitações dos professores, realizadas de acordo com índices de desempenho da educação e, principalmente, nos aspectos observados como dificuldade dos alunos.

“Se o aluno tem um desempenho escolar ruim a responsabilidade não é somente dele, mas também do professor. Por isso, essas capacitações servem para instruir o docente para conseguir repassar melhor o conteúdo aos seus alunos”, disse a gerente de Ensino Médio da SED, Maike Ricci.

Outra ação, muito forte, é o trabalho em conjunto entre SED e Gerências Regionais de Educação (Gered) na implantação e implementação de medidas e ações que contribuam para a melhoria da qualidade de ensino e o sucesso escolar dos alunos. Além dessa, a Secretaria tem o entendimento que a avaliação aplicada aos alunos é um diagnóstico para melhorar o processo ensino-aprendizagem e não como uma punição. Assim, com o retorno dado na avaliação o professor analisa para saber se há necessidade de se trabalhar mais sobre o assunto dado na prova.

“O ensino médio está tendo neste Governo um enfoque especial para garantir o acesso, a permanência e o sucesso escolar dos jovens. Estes resultados positivos demonstram que o trabalho realizado, principalmente no Ensino Médio Integral e Inovador, está atingindo as metas planejadas", afirma a diretora de Educação Básica e Profissional da SED, Scheilla Maria Soares Marins.
FONTE: http://www.sed.sc.gov.br/

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