terça-feira, 27 de outubro de 2015

PLANO MUNICIPAL DA CULTURA É SANCIONADO

SOCIALIZAMOS NA ÍNTEGRA A MATÉRIA PRODUZIDA POR NOSSA GRANDE AMIGA JOANA REICHERT, ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO DE NOSSA PREFEITURA MUNICIPAL DE IPORÃ DO OESTE, SC, REGISTRANDO ESTE MOMENTO HISTÓRICO DA SANSÃO DO PRIMEIRO PLANO MUNICIPAL DA CULTURA DE NOSSA CIDADE. COMO PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA, PRECISO AGRADECER A TODOS QUE CONTRIBUÍRAM NA CONSTRUÇÃO E ELABORAÇÃO DESTE PLANO. TODOS ESTÃO DE PARABÉNS! PARABÉNS IPORÃ DO OESTE! DEUS SEJA LOUVADO POR TUDO! DIA HISTÓRICO!!!
Iporã do Oeste é o segundo município da AMEOSC a concretizar o Plano Municipal da Cultura. O Plano foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 19 de outubro, e sancionado pelo Prefeito Ilton Vogt na manhã desta segunda-feira, 26 de outubro. O PMC contempla 33 metas e 78 estratégias, e sua vigência é de 10 anos. A elaboração do Plano foi realizada a partir das conferências municipais realizadas em 2013 e 2015, com metas alinhadas ao Plano Nacional de Cultura.
O Plano Municipal de Cultura é fruto de um amplo processo de discussão envolvendo a comunidade cultural Iporã-oestina. O Secretário de Educação Desporto Cultura e Turismo Eloi Beilke destaca que a construção do Plano, com o envolvimento do Conselho da Cultura, delegados da conferência de 2013, a comunidade e Poder Público, vêm de encontro aos anseios da população em resgatar, valorizar, preservar, ampliar e promover a coesão social e cultural, favorecendo os segmentos e as identidades coletivas. Ele afirma que agora o desafio é por em prática as metas estipuladas.
O Prefeito Ilton Vogt ressalta que a cultura é um setor muito importante do município, e para tanto, possui um valor previamente definido no orçamento, buscando atender as necessidades de cada entidade. Ele destaca que são mais de mil pessoas ligadas diretamente as entidades culturais do município, representando as várias etnias constituídas.
O Presidente do Conselho Municipal da Cultura Sebastião Froes enfatiza que a elaboração do plano foi um desafio no primeiro ano da criação do conselho, mas com o empenho de várias pessoas e das entidades a tarefa foi cumprida. Ele comenta que a partir do Plano, o município e as entidades poderão buscar recursos para desenvolver ainda mais a cultura local. Sebastião lembra que o Plano da Cultura é sancionado na semana em que a Biblioteca Pública Municipal Hugo Lotário Friedrich comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, sendo o incentivo a leitura uma das metas do Plano.
Além das metas para o setor cultural de Iporã do Oeste, o Plano contempla um inventário cultural, com a descrição de todas as entidades ligadas ao INDACI. O Plano é um elemento essencial para a organização e planejamento do Departamento Cultural do município.
Após a sanção do Prefeito, o próximo passo será a criação da lei do Sistema de Cultura, que prevê a criação do Fundo Municipal de Cultura pelo qual o município receberá os recursos federais para aplicar nas ações da cultura. Segundo a Presidente do Comitê Gestor do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina Roselaine Vinhas, Iporã do Oeste é um dos exemplos de municípios catarinenses que estão bastante avançados em relação ao atendimento das demandas no setor da cultura. Ela destaca que o projeto de lei do Plano Estadual de Cultura está na fase de encaminhamento para análise da Assembleia Legislativa, o que deve ocorrer no mês de novembro. Roselaine cita que 72% dos municípios catarinenses já encaminharam a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, meio pelo qual será possível o recebimento de recursos para fortalecimento da cultura.
FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE IPORÃ DO OESTE, SC,   www.ipora.sc.gov.br

Nenhum comentário: