quarta-feira, 16 de setembro de 2015

3ª CONFERÊNCIA CULTURA IPORÃ

ESTIVEMOS PRESENTE NESTE GRANDE E MARCANTE EVENTO. SOCIALIZAMOS A PUBLICAÇÃO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NOSSA PREFEITURA MUNICIPAL DE IPORÃ DO OESTE, ELABORADO PELA AMIGA E JORNALISTA JOANA REICHERT, COMO SEGUE:
Este foi o objetivo da Conferência Municipal da Cultura, realizada na noite desta terça-feira, 15 de setembro: discutir em parceria com entidades culturais, Governo Municipal e população em geral, ações prioritárias para o setor da cultura nos próximos 10 anos. A conferência é uma etapa necessária para apreciação das metas do Plano Municipal da Cultura. O município de Iporã do Oeste já realizou o credenciamento do Sistema Nacional de Cultura e a constituição do Conselho Municipal de Cultura, atendendo as exigências do Governo Federal para firmar convênios com o município, e assim possibilitar o repasse de auxílio financeiro as entidades culturais constituídas. O prazo para conclusão do Plano é até dia 05 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Cultura.
A conferência iniciou com momento cultural e a apresentação dos primeiros classificados das quatro categorias do festival da canção estudantil municipal, realizado em agosto. Na categoria 1º ao 3º ano representando a escola CIEF se apresentou Leonardo Bauer. Na categoria 4º e 5º ano representando a escola Padre Vendelino Seidel a apresentação foi do aluno Pedro Cola. Na categoria 6º ao 9º ano representando a escola CIEF a apresentação foi de Larissa Bohnen e na categoria Ensino Médio representando a escola do Padre Vendelino Seidel a apresentação foi da dupla Felipe e Fernando Borba.
A conferência contou a presença de autoridades locais e regionais e população em geral, também representando as várias entidades do município. O Prefeito em exercício Valmor Reis destacou em sua fala o ótimo trabalho que vem sendo realizado pelo Conselho Municipal da Cultura, e a importante participação das diversas entidades na conferência. O Prefeito em exercício também enalteceu a dedicação de todos os grupos culturais durante a 8ª FAIC, empenho este que resultou no sucesso da feira.
O Secretário de Educação, Desporto Cultura e Turismo Eloi Beilke ressaltou a presença da cultura de Iporã do Oeste na feira FAIC, com representação das etnias em suas apresentações, na ornamentação e gastronomia. O Secretário agradeceu a dedicação de todos que de alguma forma contribuíram para a realização da feira, e a todos que se fizeram presentes no evento.
O Presidente do Conselho Municipal da Cultura Sebastião Froes enfatizou que os desafios no setor da cultura são grandes, mas com o trabalho coletivo é possível alcançar bons resultados e através da cultura construir uma sociedade mais justa e humana. Ele lembrou que cada segmento é fundamental para a construção do Plano, que contempla as metas para o setor cultural de Iporã do Oeste.
Durante a conferência foi apresentado um diagnóstico da cultura no município de Iporã do Oeste. A diretora do Departamento Cultural Marcia Machado citou a organização que vem ocorrendo no setor cultural, com a constituição do Conselho Municipal da Cultura e a diretoria do INDACI, agregando todas as entidades culturais através de um trabalho realizado em parceria com o Poder Público.
Hoje Iporã do Oeste possui várias entidades culturais constituídas, e que representam as diferentes etnias. As entidades são ligadas ao INDACI, o qual repassa auxílio financeiro para manutenção dos grupos culturais. São as entidades: Clube de Patinação Asas da Liberdade; Associação Coral Iporã do Oeste; Coral Infanto Juvenil; Coral de Quilombo; Grupo de Danças Immer Lustig; Grupo de Violões; Aulas com instrumentos de Sopro; Banda Municipal; Aulas de gaita; Grupo de Escoteiros Tupã; Grupos Italianos Amicci Della Cantoria e Toquetim Della Itália. Também está ligada ao INDACI a Fanfarra Municipal e a Associação de Artesanato Novo Amanhã, constituída legalmente no mês de agosto. Além do importante trabalho realizado com as entidades, o Departamento Cultural também apresentou o trabalho que realiza nos vários eventos municipais durante o ano.
A Secretária do Conselho Municipal da Cultura, professora Lori Dill, apresentou na conferência o resultado da pesquisa realizada com pessoas e entidades do município, em relação à cultura. A pesquisa apontou que a maioria das pessoas tem conhecimento sobre os eventos realizados e as entidades culturais existentes no município. No item sobre ações que as pessoas consideram importantes para a cultura do município, os principais apontamentos foram: mais incentivos financeiros as entidades, ampliação de vagas nas aulas de música e dança; implantação de oficinas de teatro, canto, lazer, cinema; criação de espaços como museu cultural e um local para reuniões; realização de processo seletivo para contratação dos instrutores; incentivo ao voluntariado; veículo para as atividades da cultura e o fortalecimento das atividades culturais já constituídas.
Conforme o Presidente do Conselho Municipal da Cultura Sebastião Froes, das 53 metas do Plano Nacional de Cultura, 33 foram elencadas como prioritárias tendo como base a realidade de Iporã do Oeste. As metas foram discutidas e apreciadas durante a conferência. Após a conclusão do Plano, a próxima etapa será a aprovação na Câmara de Vereadores, sanção do Prefeito, e posterior implantação do Fundo Municipal da Cultura, para o credenciamento e recebimento de recursos. Entre as metas aprovadas, se destacam o fomento a autonomia dos grupos culturais; a realização de feiras de livros em parceria com a Biblioteca e Sociedade Amigos da Biblioteca; a realização do festival livre da canção; oficinas de canto e teatro para estudantes e população em geral; formação continuada para os gestores da cultura e valorização da gastronomia local.  

OBRIGADO A TODOS E TODAS PELA PRESENÇA, PARTICIPAÇÃO E APOIO! TODOS JUNTOS SOMOS MAIS FORTES E NOSSO PLANO SERÁ UMA REALIDADE! 

Nenhum comentário: