SOCIALIZO A MATÉRIA AMPLAMENTE DIVULGADA PELA ASSESSORIA DE NOSSA 31ª SDR DE ITAPIRANGA, SC. PODEMOS AFIRMAR QUE REALMENTE FOI UM SUCESSO TOTAL E QUE TODOS ESTÃO DE PARABÉNS. SEGUE NA ÍNTEGRA:
Sucesso foi a palavra usada para avaliar a 4ª Feira Regional do Conhecimento, realizada nos dias 21 e 22 de agosto, na EEB Pe. Balduíno Rambo, em Tunápolis. A declaração foi do gerente de Educação, Nilton Renz, que acompanhou todos os momentos do evento, promovido pela Gerência de Educação (Gered) da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga. A Feira contou com a participação de todas as 20 unidades escolares da SDR.
Ao todo, foram apresentados 43 projetos, sendo que 38 obtiveram avaliação; somente os trabalhos das Apaes e do ensino médio – anos iniciais – não foram avaliados. A feira contou com 28 avaliadores, dentre eles três da cidade de Itapiranga, que não tinham nenhum aluno participando das exposições. Os demais são de outras Gerências de Educação do Extremo-Oeste Catarinense, que atenderam ao convite da SDR Itapiranga. “Isso demonstrou a neutralidade na avaliação de cada projeto”, frisou o responsável pela avaliação, Inácio Rhoden, da Gered de Itapiranga.
Durante os dois dias de feira, o ginásio da escola recebeu a visita de aproximadamente 3.000 pessoas, segundo informação dos coordenadores. Havia, no local, crianças e adultos, bebês e idosos, alunos e professores, moradores da cidade e visitantes dos demais municípios que compõem a SDR – Itapiranga, Iporã do Oeste, São João do Oeste e Santa Helena.
Para os coordenadores, a Feira Regional do Conhecimento é o ponto alto da Gerência de Educação de Itapiranga. “Ela vem expressar todo trabalho dos professores, das escolas, em termos de pesquisa, educação e inovação. Em países que se destacam na educação, essa modalidade de ensino, através da pesquisa, já está implantada há várias décadas. O livro didático deve ser um suporte para a pesquisa. E é isso que nossa Gered está buscando”, disse Rhoden, na cerimônia de encerramento da feira.
De acordo com ele, a disputa deste ano foi muito acirrada e os cinco primeiros colocados na modalidade Ensino Médio tiveram pouca diferença nas notas. “Foi uma questão matemática. Poderia ter vencido qualquer um dos primeiros colocados”, revelou, no momento em que foram anunciados os vencedores.
No Ensino Médio, o trabalho vencedor teve como título “Efeitos da Poluição sonora no ambiente escolar”, da EEB São Vicente, de Itapiranga. Os alunos expositores, Camille Bertha Stülp e Jaíne Flach Führ, contaram com o apoio dos alunos Bruno Melz, Poliana Wagner Kirchhof e Lucas Eidt, e tiveram como professor orientador Henrique José Drebel.
No Ensino Médio Profissionalizante, o projeto vencedor foi o da Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste, com os alunos Daniele Flach Novinski e Ígor Hary Klein. O projeto, intitulado “Tratamento de esgoto através de zonas de raízes”, teve como orientadora a professora Fabiane Rambo.
E no Ensino Fundamental Séries Finais, o projeto escolhido pelos avaliadores foi o “Microorganismos eficientes (EM): Mescla beneficiosa no cultivo de orquidáceas”. O projeto, desenvolvido pelas alunas Anala Schneider e Camila Führ, da EEB São José, de Itapiranga, teve como orientadora a professora Fabiane Tres, e alunos apoiadores Alessandra Neiss e Felipe Engel.
Segundo a coordenação geral da Feira, o destaque nesta edição foi a inovação e o nível de comprometimento e envolvimento das escolas, professores e, principalmente, dos estudantes. “Os alunos estavam muito seguros em suas apresentações, o que demonstrou que sabiam do que estavam falando. O evento atingiu seus objetivos. Além de ser um espaço de socialização, de troca de experiências entre alunos, professores, escolas e comunidade em geral, a Feira foi o incentivo da metodologia de pesquisa como princípio pedagógico nas escolas da Gered”, disse Paulo Ludwig, um dos coordenadores. Outro coordenador da Feira foi o professor Douglas Franzen.
Os três projetos vencedores, chamados na cerimônia de representantes dos demais projetos, participarão da etapa estadual da Feira do Conhecimento, que ocorrerá em Florianópolis, nos dias 8 e 9 de outubro.
Informações adicionais:
Márcia Welter
Assessoria de Imprensa
SDR de Itapiranga
Fone: (49) 3472-5000 ou (49) 8802-0487
E-mail: imprensa@ipx.sdr.sc.gov.br
Márcia Welter
Assessoria de Imprensa
SDR de Itapiranga
Fone: (49) 3472-5000 ou (49) 8802-0487
E-mail: imprensa@ipx.sdr.sc.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário