terça-feira, 7 de maio de 2013

CURSO NEPRE SC

Encontro intensifica parcerias e plano de ação para a prevenção às violências na escolaPDFImprimirE-mail
Por Suely de Aguiar   
Ter, 07 de Maio de 2013 17:38
“Entusiasmo, sabedoria e vontade para fortalecer o NEPRE na Região, além de muito estudo e articulação com a rede”.

07052013pqTerminou nesta terça-feira (7) o 1º Encontro dos Coordenadores dos Núcleos de Educação e Prevenção às Violências na Escola (NEPREs), promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED). O evento iniciou na segunda (6) e reuniu os responsáveis pelos núcleos nas 36 Gerências Regionais de Educação (Gereds) e do Instituto Estadual de Educação (IEE). A gerente de Educação de Jovens e Adultos, Gerência que responsável pelo NEPRE, Elisabete Paixão, encerrou o evento em clima de confraternização.
“O encontro foi positivo no sentido de estreitar os laços entre o NEPRE da  SED e os NEPREs  Regionais. O principal objetivo foi cumprido com a construção coletiva do planejamento de ações dos núcleos para 2013”, declarou a  Elisabete.
Entre os vários itens para o plano de ação ficaram alinhavadas as seguintes políticas: criação e fortalecimento do NEPRE (criar onde não existe e fortalecer os existentes); abordagem às diversidades, com a promoção de formação continuada para os educadores no ambiente escolar, encontros com pais e formação a distância; programas e projetos – orientar as escolas sobre a necessidade de registros pedagógicos, fortalecimento do Programa Apoia, promover o protagonismo juvenil, envolver o Conselho das escolas.
Também ficaram definidas outras políticas; como Violências e Escola – Prevenção, Atenção e Atendimento (formação de professores, encontros com pais, entre outros); Rede de Atendimento – mapear os possíveis parceiros regionais; criar grupos de estudo NEPRE/Gered com as redes intersetoriais da região, o NEPRE/Gered e NEPRE/Escola; articulação com a rede municipal.  Isso sem esquecer a rede intersetorial na qual as escolas podem aproveitar seus programas e serviços.
Para a coordenadora do NEPRE, na SED, Rosemari Kock, o encontro conseguiu elaborar o plano de ação a partir das discussões com a meta de atingir todas as escolas da rede pública estadual. “Além disso, vamos organizar uma webconferência junto com as Gerências Regionais de Educação (Gereds) para dialogar com as escolas”.
Sobre o NEPRE, ela explica que o Núcleo trabalha primeiro, com a prevenção. “Evitar todas as formas de violência contra a criança e o adolescente, na promoção dos Direitos Humanos”, destacou. As ações de violência que se instalam entre criança e adolescente (aluno com aluno), aluno e professor e outros envolvimentos são combatidas com o apoio de outras instituições que ajudam a criar estratégias para o encontro de soluções.
Retrospectiva - Durante os dois dias ocorreram palestras e mesas de debates no auditório da Secretaria, com a participação de instituições que já são parceiras nos programas de prevenção, como as secretarias de Estado da Segurança Pública e Saúde, Polícia Militar, além do Ministério Público e Secretaria de Estado da Assistência Social, que estão estreitando mais os laços com a Educação.
Foram palestrantes o promotor de Justiça do Ministério Público, Marcelo Wegner; a presidente do Conselho Nacional de Entorpecentes (Conen), delegada Sandra Mara Pereira; o major Jailson Fransen,  do Proerd; o tenente coronel Luiz Ricardo Duarte, da Secretaria de Segurança Pública; e Natalia Meneguetti, da Gerência Regional de Educação da Grande Florianópolis.
O evento esteve focado na implantação da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola da SED. Esta Política contempla programas, projetos e campanhas em âmbito federal, estadual e municipal, que contribuem com as ações de Educação e Prevenção às violências na unidade escolar.
Entre projetos e ações se destacam: o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd); o Programa de Saúde na Escola (PSE), “Crack, é possível vencer”; Bullying; isso não é brincadeira!; Escola Segura; Aviso por Infrequência do Aluno (Apoia); Aviso Maus Tratos (Apomt); Campanha de valorização da Vida-“Conte até dez , a Raiva passa, a Vida fica”; e “Paz, Essa é a atitude”.

FONTE: www.sed.sc.gov.br
PARTICIPEI DESTE EVENTO QUE FOI ALTAMENTE PROVEITOSO E IMPORTANTE PARA NOSSA CAMINHADA FUTURA NA PREVENÇÃO E COMBATE AS VIOLÊNCIAS. PARABÉNS AOS ORGANIZADORES E AOS PARTICIPANTES! MUITO OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE E POR FAZER PARTE DESTA EQUIPE.

Nenhum comentário: