segunda-feira, 22 de março de 2010

ENTREVISTA JORNAL EXPRESSÃO

REPORTAGEM PUBLICADA PELO JORNAL EXPRESSÃO
ITAPIRANGA, SC

Muito obrigado amigos e companheiros desta grande equipe jornalistica, pelo apoio, amizade e incentivo.

Especial dia do Poeta – Jornal Expressão

Sebastião Froes – professor e escritor.

1)(jornal)Você poderia relatar para os leitores como iniciou esta sua paixão pela escrita?

Eu, (Sebastião Froes), nasci no interior do Rio Grande do Sul, na cidade de Entre-Ijuís, na região das Missões, onde a cultura tradicionalista é muito forte e junto vem o incentivo pela poesia e pelo estudo da cultura gaúcha. Como nasci numa família pobre, vi apenas o estudo como opção para crescer e ser alguém na vida. Além, disto tive o privilégio de ter bons professores que souberam despertar em mim o interesse pela leitura e pela escrita.


2)(jornal)De que forma você acredita que a poesia influencia a sua vida?
A poesia é algo diferente, capaz de transformar nosso ser e nos leva a viajar pelo mundo lírico, sentimental e cultural. A poesia nos faz seres diferentes, feliz e apaixonado pela vida e pelo belo. Desde criança sempre gostei muito de poesias e escrevi muitas, sendo que fiz uma coleção, e com o tempo, recebendo incentivo dos familiares e amigos, pude continuar motivado para escrever mais. No final dos anos 90 fui convidado a ter uma participação no livro de poesias “ Sonho Feito Realidade” da Editora Concórdia de Porto Alegre, onde nesta coletânea foram incluídas 03, e o livro foi um sucesso. Em 2003, realizei meu sonho de publicar meu próprio livro, o livro “ Momentos”, pela Editora Porto Novo e para minha surpresa esta esgotado.


3)(jornal)Como você espera que seus escritos influenciem a vida de seus leitores?
Sempre tenho dito em minhas palestras e exposições que a poesia é a sobremesa para nosso dia a dia, diante de tantos desafios, problemas, crises, conquistas e vitórias. Ela serve para embelezar o nosso espírito, fortalecer o nosso emocional e nos fazer seres apaixonados pela vida e pelo belo. Acredito que cada poesia traz uma contribuição especial para alguém especial naquele momento em que se esta lendo ou declamando.


4)(jornal)Relate quais as característicos de seu novo livro “Apaixonada”, composto por trovas e versos gauchescos.

O livro “Apaixonado...” que estamos lançando pela Editora Porto Novo de Itapiranga, é uma coletânea de domínio público, de versos e trovas cultivadas ao longo do tempo pela cultura Gaúcha entre os apaixonados. Ele surgiu do incentivo de amigos que sempre esperaram por uma obra deste tipo. Queremos nesta coletânea registrar os versos populares que surgiram entre peões e prendas do RS, que estavam apaixonados e conseguiram unir amor e cultura ao mesmo tempo. Confesso que foi difícil selecionar apenas 80 versos neste livreto, por isto, existe a possibilidade futura de elaborar mais com o mesmo estilo, tendo em vista a grande quantidade de trovas que encontrei nesta pesquisa. Quero com esta obra, ficar mais APAIXONADO pela vida, pelo amor, pela minha esposa, por meus filhos, enfim por aqueles que acreditam que a cultura gaúcha nos faz crescer e construir um mundo melhor.

Sebastião Froes
09/março/2010

Nenhum comentário: