quinta-feira, 30 de junho de 2016

FALANDO EM POESIA...

Quero acreditar na vida e na sua formosura
Ver que apesar do sofrimento e da dor
Tudo tem sido natural, correto e justo
Possível de se viver e acreditar no amor.
Quero acreditar nas belas das flores
e no poder de seu perfume
Na grandeza da vida e seus enlaces
No poder da humanidade,
no poder do perdão e da paz
Quero acreditar num mundo novo
que realize todo nosso povo!

PARABÉNS HULDA!

Parabéns Hulda Heep de Lagoa dos Patos, Iporã do Oeste, SC, por mais um aniversário neste dia 29 de junho de 2016. Desejamos que o bondoso Deus continue a vos abençoar com tudo que há de bom! Obrigado por tudo! Felicidades!

domingo, 26 de junho de 2016

ARRAIA JUNINO DE AMIGOS DA LAGOA

O período de São João, festas juninas é tudo de bom! e para comemorar, nos reunimos amigos e vizinhos numa grande festa neste dia 25 de junho de 2016, na casa do vizinho Hélio, onde a base de comidas típicas e muita música junina, realizamos um grande momento de confraternização. Uma grande festa com muita alegria e animação, que nos proporcionou uma linda e inesquecível noite junina. Valeu galera, valeu cumpadi e cumadi! foi bom demais!viva São João!!!

GALINHADA LAGOA DOS PATOS

Neste dia 25 de junho de 2016 participamos de uma linda confraternização com almoço galinhada no tacho, promovida pela Comunidade Luterana Cristo de Linha Lagoa dos Patos, Iporã do Oeste, SC, tendo por local o salão da igreja. Parabéns, pois momentos especiais de confraternização como este, precisam ser realizados com mais frequências integrando as pessoas. Valeu demais!

FESTA JUNINA EEB VENDELINO SEIDEL


24 de junho, dia de São João e para comemorar a data em grande estilo, participamos da belíssima festa junina, realizada pela EEB Pe Vendelino Seidel de Iporã do Oeste, SC, no ginásio escolar. Centenas de pessoas marcaram presença e conferiram as apresentações juninas realizadas pelos alunos, as comidas típicas e dançaram ao som do Dieguito e Banda. Uma grande festa e em grande estilo. Parabéns a toda comunidade escolar por este grande evento! Bom demais!!!

CONVÊNIO ADR E IPORÃ DO OESTE

ADR Itapiranga e Iporã do Oeste assinam convênio de R$ 250 mil
Governo do Estado por meio da ADR Itapiranga e o município de Iporã do Oeste firmam convênio que vai possibilitar a construção de muros de contenção na Rua Sete de Setembro, próximo ao Estádio do Grêmio União. O ato de assinatura aconteceu na tarde de sexta-feira, 24, no gabinete do secretário executivo, Miguel Schneider, e teve a participação do prefeito, Ilton Vogt,do gerente de finanças da ADR Itapiranga, Alcides Hofer, e de Marino Mueller e Sebastião Froes (foto). Nesse convênio no valor de R$ 250 mil não haverá necessidade de contrapartida financeira da prefeitura.
Fonte: jornalista Vandro Luís Welter, assessoria de Imprensa da ADR Itapiranga.

3º ARRAIÁ JUNINO APAES


A Escola Especial Renascer de São João do Oeste realiza 3º Arraiá Junino com participação das quatro escolas especiais no âmbito da ADR Itapiranga. A programação aconteceu na sexta-feira, 24, na sede do Clube Ipiranga. Iniciou pela manhã com recepção, café, escolha do casal junino, apresentação das escolas especiais e almoço. Além disso, houve pronunciamento de autoridades. A festa prosseguiu à tarde com baile e festa de integração. A ADR Itapiranga esteve representada pelo secretário executivo, Miguel Schneider, e a gerente de educação, Marina Bianchi. O evento ainda contou com a participação dos prefeitos de São João do Oeste, Santa Helena, Itapiranga, Iporã do Oeste e Tunápolis. Os presidentes das Apaes também marcaram presença.
Também participamos deste lindo arraiá junino das APAEs. Bom demais!!!
Fonte: Vandro Luís Welter, assessor de imprensa da ADR Itapiranga

quinta-feira, 23 de junho de 2016

PARABÉNS RENATO!

Felicidades para meu cunhado Renato Heep de Iporã do Oeste, SC, que neste dia 23 de junho de 2016, comemora mais um ano de vida. Desejamos que Deus continue a vos abençoar sempre mais, com tudo que há de bom! Parabéns!

REUNIÃO CONSELHO DA CULTURA

Reunião ordinária do Conselho Municipal da cultura de Iporã do Oeste, SC, neste dia 22 de junho de 2016. Todos unidos por uma única causa: a cultura! Muitos encaminhamentos. Obrigado pelo empenho dos conselheiros!

4ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES IPORÃ



Na noite desta terça-feira, 21 de junho, ocorreu a 4ª Conferência Municipal das Cidades, com o tema “A função social da Cidade e da Propriedade”, e como lema “Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”. O evento teve a presença de grande público, entre autoridades, representantes de diversos setores e população em geral. O Promotor Maicon Hammes palestrou sobre “A cidade que queremos”.
O Promotor iniciou a sua fala ressaltando que para o planejamento da cidade é fundamental o Plano Diretor, o qual Iporã do Oeste já possui, e o Parcelamento do Solo Urbano, que consiste na divisão dos lotes da cidade em função da expansão do Perímetro Urbano. Em Iporã do Oeste o tamanho mínimo do lote é de 360 m².  
Maicon Hammes explicou que o Parcelamento do Solo pode ser feito em loteamentos, quando é necessária toda a infraestrutura, como luz, água e ruas, ou desmembramentos, quando é necessária a divisão dos lotes. A infraestrutura é de responsabilidade do proprietário do loteamento. A Lei local define que as ruas sejam asfaltadas ou com pedra irregular. O Promotor lembrou que o loteamento deve passar pela aprovação do Município em Lei, e ser registrado para que possa ser feita a venda dos lotes. Loteamento irregular constitui crime de um a quatro anos de prisão.
A cobrança para que o planejamento da cidade seja feito de forma ordenada, com desenvolvimento sustentável, segundo o palestrante, é para evitar problemas futuros, como ruas muito pequenas, lotes mal divididos ou construções com problemas. Ele lembrou que o Município deve sempre avaliar o que é de interesse público, em benefício à coletividade, e não o particular. Maicon Hammes falou também sobre a acessibilidade, principalmente em calçadas, que devem ser limpas e livres de obstáculos, com rebaixamento para cadeirantes. Ele lembrou que é importante que o Município defina um padrão para a construção de calçadas, pois a acessibilidade também é compromisso e responsabilidade de todos os moradores e empresas.
Durante a palestra o Promotor destacou que o ambiente não é apenas o espaço natural, de árvores e recursos hídricos, mas sim todo o espaço em que vivemos. Por isso, orientou que seja feita a proteção da mata ciliar e o tratamento dos dejetos antes de largá-los no meio ambiente, pois outras pessoas usufruem da água ou do espaço como um todo. Ele citou como exemplo os laudos feitos recentemente em verduras, frutas e legumes coletados em vários mercados de São Miguel do Oeste, que apresentaram excesso de agrotóxicos, ou o uso de produtos químicos não permitidos.
O que conforme o Promotor comprova que estamos diariamente ingerindo uma grande quantidade de agrotóxicos, o que causa mutações nas células do organismo, e consequentemente o câncer, sendo que nossa região possui três vezes o índice nacional de câncer. Ele lembrou que o agrotóxico é cumulativo, pois ele não se dilui na água, e quando despejado no meio ambiente, será consumido por outros seres.
Sobre tratamento de esgoto, o Promotor destacou que a melhor forma é o saneamento básico com rede coletora e estação de tratamento, com eficácia de 99% no tratamento das impurezas. Iporã do Oeste possui encaminhado na Funasa à solicitação para elaboração do projeto de saneamento básico, para posteriormente solicitar recursos federais para sua execução.
Maicon Hammes falou sobre a importância de alinhar leis nacionais e estaduais, com as do município, com exceção de casos particulares em que cada cidade aplica uma legislação própria, levando em conta o que diz a União e o Estado. O Promotor ressaltou que a Constituição Federal define que o Município pode legislar sobre interesse local, e um exemplo é questão urbanística, como o tamanho de ruas e calçadas.
Em relação a áreas construídas de forma irregular, a orientação do Promotor é que estes espaços sejam “congelados”, inclusive o Ministério Público recomendou que as Prefeituras façam um diagnóstico socioambiental, avaliando as áreas que não expandiram de forma correta, pontos de riscos ou demais irregularidades, prevendo também a forma correta de crescimento. Iporã do Oeste já realizou o levantamento do custo para este diagnóstico.
Câmara Técnica de Infraestrutura do PRODELI apresenta projetos em andamento e ações planejadas
Rafael de Souza, da Câmara Temática de Infraestrutura do Programa de Desenvolvimento Estratégico Local, PRODELI, expos os projetos em andamento, a exemplo da coleta de água da chuva para minimizar os problemas no abastecimento de água. Sobre os próximos projetos, Rafael citou que está no planejamento da Câmara a elaboração de projetos relacionados à revisão do Plano Diretor, planejamento urbano, mobilidade e anel viário e saneamento básico.
Ao final da conferência os grupos discutiram propostas que serão levadas para a 6ª Conferência Estadual das Cidades. Entre as propostas se destacam: novas construções com cisterna para captação de água da chuva; padronizar as calçadas em toda a cidade exigindo que os moradores cumpram com a Lei; incluir nos próximos orçamentos municipais a confecção de projeto para saneamento básico (rede de esgoto); destinar terrenos baldios para estacionamentos públicos, direcionando estes espaços para fora do centro da cidade; construção de ciclovias até as principais indústrias; a construção do anel viário para desviar o tráfego pesado da cidade e a manutenção de políticas públicas federais e estaduais para construção de moradias de interesse social. Estas propostas, e as demais discutidas e apresentadas, foram aprovadas e agora serão cadastradas no sistema para validação nas conferências estadual e posteriormente nacional.
Foram eleitos os delegados Leandro Magnaguagno, Anderson Jantsch e Cristine Ferro como titulares, e Evandro Rauber, Daiane Egewarth, e Leonel Paludo como suplentes. Os delegados irão representar o município na Conferência Estadual, com data e local ainda a ser definido. 
FONTE: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Iporã do Oeste, SC, jornalista Joana Reichert, site: www.ipora.sc.gov.br

Em tempo: participamos deste grande evento e destacamos a sua importância para todos!

segunda-feira, 20 de junho de 2016

FESTA JUNINA SÃO LOURENÇO

Neste dia 18 de junho de 2016 participamos no Clube Comunitário de São Lourenço, Iporã do Oeste, SC, de uma linda festa baile junino, promovido pela escola EEB São Lourenço. O evento reuniu a comunidade escolar, local e regional que marcaram presente e fizeram desta, um grande sucesso. Animação ficou por conta da banda "Os Reis da Alegria", que deram um toque todo especial ao evento. Excelente festa e com um grande público que marcou presença apesar do frio. Parabéns a escola pela realização e organização desta linda festa junina. Sucesso merecido! Viva São João!!!

sábado, 18 de junho de 2016

PROFESSOR DR ISAAC


Neste dia 17 de junho, participamos do Fórum Regional de Educação em São João do Oeste, SC, onde tivemos a presença de mais de 300 educadores de nossa região e a honra em ter conosco o Dr Isaac Ferreira da SED/SC, nos brindando com uma importante reflexão. Obrigado Dr Issac por socializar conosco parte de seus conhecimentos. Muito obrigado! É sempre muito gratificante estar com este grande sábio educador Bom demais! Volte sempre!

FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO

Mais de 300 professores participam do fórum regional de educação em São João do Oeste
Gerência regional de educação da ADR Itapiranga realiza fórum regional de educação. O evento aconteceu na sexta-feira, 17, no Termas São João e teve cerimonial de abertura com pronunciamento de autoridades, palestra e relato de experiências exitosas de escolas da rede pública estadual dos cinco municípios da ADR Itapiranga. O forum que reuniu mais de 300 professores e diretores teve como palestrante o professor e Dr. Isaac Ferreira, de Florianópolis, que discorreu sobre a aprendizagem na perspectiva do plano curricular de Santa Catarina.
Fizeram uso da palavra durante o cerimonial de abertura o secretário executivo da ADR, Miguel Schneider, o prefeito de São João do Oeste, Sérgio Theisen, e a gerente de educação da ADR, Marina Bianchi. A gerência regional de educação atende 3.200 alunos e o quadro docente é constituído por 325 professores.
Fonte: Assessoria de Imprensa da 31ª ADR de Itapiranga, SC.

terça-feira, 14 de junho de 2016

CARTAZ CONVITES PARA PALESTRAS


Atenção amigos e colaboradores, elaboramos uma nova palestra para o mês de julho e agosto de 2016, tendo em vista o dia dos pais, para os eventos realizados por nossas escolas, associações e igrejas. Interessados, entrem em contato conosco por e-mail ou por telefone, listados neste blog. Aguardamos seu contato e conheça nosso trabalho!

sexta-feira, 10 de junho de 2016

domingo, 5 de junho de 2016

PARABÉNS VÓ HUDY HEEP

Felicidades para nossa grande amiga  HUDY HEEP de Iporã do Oeste, SC, que neste dia 05 de junho de 2016, comemorou seus 81 anos de vida, e comemorou a data com uma linda festa, unindo familiares, vizinhos e amigos. Desejamos que Deus continue a vos abençoar sempre mais, com tudo que há de bom.  Obrigado por ser esta pessoa amada e exemplo de vida para todos! Parabéns!

MOMENTOS ESPECIAIS


Desnecessário palavras, pois as fotos falam por si... momentos especiais que jamais esqueceremos!

PREMIADOS DA 5ª FEIRA DO LIVRO IPORÃ

SORTEIO DE PRÊMIOS DA 5ª FEIRA DO LIVRO DE IPORÃ DO OESTE, SC, REALIZADA NO DIA 04 JUNHO DE 2016.



Nº PREMIO

Nº SORTEADO

GANHADOR

ESCOLA/ LOCAL
1.     
597
João Marcon
CIER
2.     
559
Clarice Gambatto
CIER
3.     
776
Gustavo Meurer
CIEF
4.     
557
Micheli Bordignon
CIER
5.     
265
Douglas B. Santos
EEBPeVS
6.     
436
Maria Eduarda C.L.
CIEF
7.     
164
Naiara Preus
EEBSL
8.     
362
Victor dos Santos
EEBPeVS
9.     
154
Lúcia Flach
EEBSL
10.  
452
Sirlei Bücker
CABECEIRA
11.  
784
Manuelli kumm
CIEF
12.  
282
Paloma Pansenhagem
EEBPeVS
13.  
288
Leticia Oestereich
EEBPeVS
14.  
968
Darlei Seider
EEBSL
15.  
658
Emanueli Tessaro
Peixinhos
16.  
391
Yasmim Engler
Peixinhos
17.  
679
Isabel de Souza
Peixinhos
18.  
309
Nicolas Gauer
CIEF


SORTEIO DE PRÊMIOS DA 4ª FEIRA DOS ARTESÃOS DE IPORÃ DO OESTE, SC, REALIZADO NO DIA 04 DE JUNHO DE 2016


Nº PREMIO

Nº SORTEADO

GANHADOR

TELEFONE
1.
106
Afonso Ruschel
91191240
2.
6
Schneiders Alimentos

3.
60
Lucas Heberle
88270808
4.
91
Roseli Staud
36342107
5.
56
Henrique Mathias
36341651
6.
45
Lucas C.M. Mueller
88087399
7.
78
Rose Meri Matte
91848638

PARABÉNS AOS GANHADORES E MUITO OBRIGADO PELA PRESENÇA DE TODOS E TODAS, FAZENDO DESTES EVENTOS UM GRANDE SUCESSO!

LIVRO: PINHAL COLONIZAÇÃO

quinta-feira, 2 de junho de 2016

ABERTURA 5ª FEIRA DO LIVRO

PARABÉNS IPORÃ 27 ANOS


PARABÉNS LINDA E BELA IPORÃ DO OESTE, SC, PELOS 27 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA ADMINISTRATIVA, COMEMORADA COM GRANDE ESTILO, NESTE DIA 1º DE JUNHO DE 2016. DEUS ABENÇOE SEMPRE MAIS! VIVA IPORÃ DO OESTE, SC!

SHOW ROGÉRIO MAGRÃO E BANDA


Neste dia 31 de maio de 2016, participamos de um belíssimo show de Rogério Magrão e Banda, no Ginásio Municipal de Iporã do Oeste, SC, alusivo as comemorações dos 27 anos de emancipação política administrativa desta pujante cidade. Foi uma honra poder conhecer este grande artista, que nos brindou com lindas canções. Na foto, eu e meu filho Lucas com os vocalistas Rogério e Simone. Parabéns pelo apresentação e desejamos muito sucesso na caminhada! Voltem sempre!