terça-feira, 30 de junho de 2015

11ª JORNADA FAI, UM SUCESSO

A FAI Faculdades de itapiranga, SC, encerrou neste dia 29 de junho de 2015, a sua 11ª Jornada das Licenciaturas, promovida pelos cursos de Pedagogia e Matemática. O evento também comemorativo aos 15 anos da instituição, teve seu fechamento com chave de ouro, com a brilhante palestra do Dr Mario Sérgio Cortella, falando sobre o tema “ Gestão do conhecimento um desafio necessário”, e foram 2500 pessoas presentes ao evento realizado no Pavilhão A do Complexo Oktober. Outros eventos marcantes desta 11ª Jornada foram o teatro “ A Torre” com o Grupo Luz e Cena do RS e a palestra do Dr Lourival José Martins Filho. Centenas de professores do extremo Oeste Catarinense e do Noroeste Gaúcho participaram e fizeram desta jornada a maior de todas. Parabéns FAI! Parabéns professores! Parabéns a todos que participaram! 

PALESTRA FAI - CORTELLA

Neste dia 29 de junho de 2015, realizei mais um de meus sonhos, este o de conhecer e presenciar a palestra do Dr Mario Sérgio Cortella, falando sobre o tema “ Gestão do conhecimento um desafio necessário”, sendo este um dos maiores educadores deste país. Em torno de 2500 pessoas estiveram  presentes ao evento realizado no Pavilhão A do Complexo Oktober, em Itapiranga, SC. Simplesmente fantástico! Foi uma grande honra estar com esta fera! Parabéns Cortella e que Deus o abençoe sempre mais!

segunda-feira, 29 de junho de 2015

BODAS DE CORAL: HÉLIO E HULDA

Felicidades para o casal HÉLIO e HULDA HEEP, nossos vizinhos de Iporã do Oeste, SC, pelos seus 35 anos de casamento neste dia 29 de junho de 2015. O casal comemorou BODAS DE CORAL com uma linda festa, reunindo familiares, vizinhos e amigos. Desejamos que o bondoso Deus os abençoe sempre mais. Parabéns!!!

PARABÉNS NATAN 04 ANOS

Felicidades para o garotão NATAN KONFLANZ KUMM de Cabeceiras do Taquarussú, Iporã do Oeste, SC, que neste dia 29 de junho/2015, completa seus 04 aninhos.Desejamos que o bondoso Deus vos abençoe sempre mais e que sejas este ser meigo e amado sempre. Parabéns!!!

sexta-feira, 26 de junho de 2015

REFLEXÃO: LIÇÃO DO TEMPO


Esta linda reflexão encontrei no face e socializo para todos os nossos amigos e amigas. 

GERED REÚNE DIRETORES

Gered Itapiranga reúne diretores e coordenadores de programas educacionais
Na tarde de quinta-feira, 25, a Gerência Regional de Educação reuniu-se com diretores e coordenadores de programas educacionais dos educandários que compõe a SDR de Itapiranga. O encontro aconteceu no auditório da SDR. Foram tratados assuntos relacionados ao livro didático, formação continuada, feira regional do conhecimento, PNEM e programa mais educação.
Conforme a gerente de educação, Marina Bianchi, a Gered Itapiranga tem sob sua incumbência 14 escolas de educação básica, quatro Apaes, Ceja e Casa Familiar Rural. Destas, 13 educandários desenvolvem o programa “Mais Educação” e três escolas integram o projeto “Ambial”. Nos cinco municípios da SDR de Itapiranga atuam 353 professores que atendem 3.764 alunos.
FONTE: Assessoria de comunicação da 31ª SDR de Itapiranga,SC.
Participamos deste importante evento e por isto socializamos.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IPORÃ

Sancionado Plano Municipal de Educação

Na manhã desta quarta-feira, 24 de junho, o Prefeito Ilton Vogt sancionou o Plano Municipal de Educação, que terá vigência de 10 anos. O ato teve a presença do Prefeito e Vice-prefeito Ilton Vogt e Valmor Reis, da equipe da Secretaria de Educação, Secretário Eloi Beilke, Assessores de Programas Educacionais Lori Dill e Vanderley Gambatto, Secretário de Administração e Finanças Valtuir Dal Bosco, Assessor de Projetos Fábio Castanha e o Presidente do Conselho Municipal de Cultura Sebastião Froes.
Conforme o Secretário de Educação Desporto Cultura e Turismo Eloi Beilke, o estudo e elaboração do Plano Municipal de Educação iniciou ainda em junho de 2014, sendo que o prazo para conclusão é até hoje, dia 24 de junho. O Secretário explica que a aprovação do PME, em segunda votação, ocorreu na sessão desta segunda-feira 22 de junho, e com a aprovação dos vereadores, hoje ocorreu à sanção do prefeito. O próximo passo será encaminhar o plano ao setor responsável na SDR de Itapiranga, e depois para Brasília.
Segundo a Assessora de Programas Educacionais da secretaria Lori Dill o plano foi feito através de uma construção democrática, com a participação de vários segmentos sociais da Comunidade Escolar e a Sociedade Civil de Iporã do Oeste. Ela enfatiza que o documento traz novas perspectivas para a educação, durante os próximos 10 anos, em todos os níveis de ensino.
O Secretário lembra que o Plano é um documento importante para as ações no setor da educação, sendo que todas as ações e investimentos planejados que serão cadastradas no Plano de Ações Articuladas, o PAR, devem estar de acordo com o que foi apresentado no PME.
Beilke comenta que foram várias etapas anteriores até que se chegasse à conclusão do plano. Foram realizados questionários com entidades da sociedade para identificar as demandas da educação, criado o Fórum Municipal da Educação e as Comissões, houve várias Reuniões internas de alinhamento do plano municipal com o plano estadual e nacional, foi realizada a conferência pública de aprovação das metas e estratégias e após isso, foram feitas as adequações necessárias. O PME deu entrada na Câmara de Vereadores na sessão do dia 18 de maio, com leitura do Projeto de Lei e baixado para as comissões para análise.
O Prefeito Ilton Vogt destaca que a educação vem a cada ano aumentando a demanda de investimentos, e o percentual mínimo de investimento que é de 25%, já atinge percentual maior do orçamento municipal, chegando a 27 e 28%. O Prefeito ressalta o empenho de todos que fizeram parte da construção do plano, e parabeniza a todos os envolvidos pela dedicação em realizar este documento, que servirá de base para definir as ações no setor da educação. 

PARTICIPAMOS DESTE MOMENTO IMPORTANTE PARA NOSSA CIDADE DE IPORÃ DO OESTE! PARABÉNS A TODOS PELA DEDICAÇÃO E ELABORAÇÃO DO PME QUE TRAZ A ESSÊNCIA DA EDUCAÇÃO IPOROESTINA!
Fonte: Assessoria de Imprensa da PM de Iporã do Oeste, SC, jornalista Joana Reichert.

terça-feira, 23 de junho de 2015

PARABÉNS CUNHADO RENATO

Felicidades para nosso cunhado Renato Heep de Iporã do Oeste, SC, que neste dia 23 de junho de 2015, comemorou mais um ano de vida. Foi carinhosamente abraçado pela esposa Rosa, filho Renan, pais, irmãos, cunhadas e sobrinhos. Que Deus vos abençoe com tudo que há de bom! Parabéns!!! 

REFLEXÃO: CHORO, ALEGRIA E ESPERANÇA

Posted: 22 Jun 2015 07:00 PM PDT
Insegurança - quem nunca sentiu? Medo - quem nunca enfrentou? Morte – quem com ela não se angustiou? E diante de tantos desafios diários, de tantas perguntas e lutas, ouvimos: “O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria” (Sl 30.5). Sim, a alegria vem. Não porque há mais segurança no mundo, menos terror em atos de ódio, menos morte. Mas porque Deus muda o choro em dança alegre e nos cerca de alegria. Alegria no perdão imerecido, oferecido em Jesus Cristo. Alegria no pão diário, dado. Alegria no encontro com o outro, em paz. Alegria na vida nova, na esperança de um novo céu e nova terra. O choro é passageiro, a alegria, eterna.

Oração: Jesus, enxuga minhas lágrimas. Sejam quais forem as dificuldades, medos e dores no dia de hoje, que a tua vida me traga alegria. Em teu nome. Amém.

Leia em sua Bíblia o Salmo 30

FONTE: HORA LUTERANA/ MENSAGENS DE ESPERANÇA

QUE DEUS NOS ABENÇOE E AMPARE SEMPRE!

domingo, 21 de junho de 2015

ASSEMBLÉIA SAB

A Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal Hugo Lotário Friedrich realizou sua Assembleia Ordinária anual,  no dia 20 de junho, às 14 horas na Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste, SC. Foi realizado a eleição da nova diretoria, definido as atividades para o ano e assuntos gerais, de interesse dos associados. A  nova diretoria para a gestão 2015 - 2017, ficou assim constituída: Presidente: Sebastião Froes; 1º Vice presidente: Wilson Mallmann; 2º Vice presidente: Alexandre Ruscheinsky; Secretária: Carla Weigner; Vice secretária: Jaqueline Rambo; Tesoureiro: Atenor Kickow; Vice tesoureira: Sandra Marx; Conselho Fiscal: (3) - Nicole  Sommer; - Jocelayne Bauer e - Leidiana Konflanz; Conselho Fiscal suplentes: (3) - Eliane Fernandes; - Janice Mallmann e - Anabel Froes; Departamento Cultural (2) - Simone Bernardi e Cleverton Delarmelin; Departamento de Divulgação (2) - Joana Inês Reichert e Renize Ludwig. Dirigente:  - Carolina  Zimmer. Desejamos que tenhamos êxito nesta nova etapa desta importante sociedade. Que Deus abençoe a todos e todas!

INAUGURAÇÃO EUROFRIG




Neste dia 20 de junho de 2015, participamos da inauguração do novo Frigorífico Europa, na cidade de Iporã do Oeste, SC. Esta empresa estará produzindo e comercializando em torno de 60 tipos diferentes de  produtos com a marca " EUROFRIG". Parabéns aos empreendedores Valmor, Davi e Simone pela coragem e por acreditar nesta cidade e neste povo. Desejamos que Deus os abençoe sempre mais. Parabéns e muito sucesso!


quinta-feira, 18 de junho de 2015

ASSEMBLEIA SAB IPORÃ

TODOS CONVIDADOS!

Convite para Assembleia Ordinária:
A Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal Hugo Lotário Friedrich realizará Assembleia Ordinária, dia 20 de junho, às 14 horas na Câmara Municipal de Vereadores de Iporã do Oeste.
A Assembleia terá os seguintes assuntos:
1 – Eleição da nova diretoria
2 – Definições de atividades para o ano
3 – Assuntos gerais
Sua presença é muito importante. Para melhor organização, gostaríamos que confirmasse a participando na assembleia.
Para a confirmação, favor entrar em contato com Joana Reichert  pelo telefone 91051380, ou Sebastião Froes, pelo telefone 91418105
Desde já, agradecemos a sua presença.
Iporã do Oeste, 10 de junho, 2015.

Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal Hugo Lotário Friedrich

PALESTRA DR LOURIVAL

Neste dia 17 de junho de 2015, tivemos a alegria e a honra de participarmos da palestra ‘’Docência na educação básica: Cenários e Desafios’’ com Dr. Lourival José Martins Filho, da UDESC de Florianópolis, o evento aconteceu no Clube Imigrantes de Itapiranga, SC, fazendo parte da 4º etapa da 11º Jornada das Licenciaturas, promovido pela FAI Faculdades. Dr. Lourival nos brindou com uma importante reflexão para centenas de professores presentes ao evento, nos fazendo refletir sobre o cenário da educação brasileira e catarinense com seus desafios na sociedade moderna. Precisamos parabenizar este grande educador que sempre nos presenteia com reflexões marcantes e inteligentes. Uma honra esta com esse grande ser humano. Obrigado Lourival!

quarta-feira, 17 de junho de 2015

PARABÉNS INGRID 12 ANOS

Felicidades para nossa grande amiga INGRID LAZAROTTO de São Valentin, Descanso, SC, que neste dia 17 de junho de 2015, completou seus 12 anos de vida. Desejamos que Deus vos abençoe sempre mais e que sejas muito feliz. Obrigado pela linda festa. Parabéns!!!

ADEUS ERNA

Neste dia 14 de junho de 2015, faleceu dona Erna Konflanz, nossa amiga e irmão de fé. Dona Erna era membra de nossa Comunidade Luterana Cristo de Lagoa dos Patos, Iporã do Oeste, SC e casada com Osvaldo Konflanz, com quem teve 07 filhos. Faleceu com 68 anos, deixando enlutado seu esposo, 03 filhas e 04 filhos, 02 genros, 03 noras, netos, netas e demais familiares e amigos. Que o bondoso Deus abençoe e conforte a todos os enlutados. Adeus, descanse em paz! 

quinta-feira, 11 de junho de 2015

DIA DO PASTOR


Com esta mensagem parabenizamos todos os PASTORES deste lindo Brasil, pelo seu dia, neste 10 DE JUNHO DE 2015! São servos de Deus a proclamar a mensagem cristã a todos os povos! Parabéns!

CONVITE 31º CAFÉ COLONIAL


TODOS CONVIDADOS! UM GRANDE EVENTO QUE VALE A PENA CONFERIR!

sexta-feira, 5 de junho de 2015

80 ANOS HUDI HEEP

Hoje é um dia especial para nossa querida bisa HUDY HEEP de Linha Pirajú, Iporã do Oeste, SC, que comemora seus 80 ANOS. Uma das pioneiras da cidade de Iporã do Oeste, sempre tem sido muito amável com todos com quem convive e tem sida um exemplo de vida. É um momento especial não só para ela, mas também para todos que a querem bem. Receba nossa sincera homenagem e o desejo de que o bondoso Deus continue a vos abençoar sempre mais e que sejas está pessoa especial para todos, sempre. Parabéns!!! Felicidades e rumo aos 100!!!

FESTA IDOSOS LAGOA

HOJE É UM DIA MUITO ESPECIAL... momento de louvar e agradecer a Deus, momento de celebrar a vida e comemorar! Primeiro registramos a alegria de ter participado de uma linda festa dos idosos em nossa comunidade de Lagoa dos Patos, neste lindo e belo dia. Estar com pessoas queridas é tudo de bom! Tem coisas que não tem preço e as vezes ficamos sem palavras para agradecer. Apenas muito obrigado a todos e todas pela amizade, carinho e apoio, por serem parte de nossas vidas e estarem sempre nos acolhendo e alegrando. Obrigado ao nosso querido pastor Cristian Donat pela linda mensagem de cristã, obrigado aos vizinhos e amigos que nos proporcionaram um dia muito especial. Obrigado ao nosso grupo de idosos e a todos que estiveram conosco neste belo dia. Aproveitando o momento precisamos fazer 2 registro, parabenizar 2 pioneiros de nossa querida e bela Iporã do Oeste, SC. Hoje comemora seus 82 anos de vida, meu amigo e quase vizinho AVELINO TONIN, e completa 80 anos minha amiga e quase vó HUDY HEEP de Linha Pirajú (avó de meu cunhado Renato), duas pessoas especiais que festejaram seus aniversários na festa de nossa comunidade. Apenas queremos desejar que o bondoso Deus continue a vos abençoar com tudo que há de bom e que os preserve na verdadeira fé, que sejam sempre estes grandes exemplos de vida. Parabéns de coração e sinceramente é sempre muito bom estar com estas feras. Deus abençoe a todos e todas! 

82 ANOS AVELINO


Felicidades para nosso amigo e quase vizinho AVELINO TONIN que neste dia 05 de junho de 2015 comemora seus 82 anos de vida. Uma pessoa batalhadora e amiga,  também um dos pioneiros da cidade de Iporã do Oeste, SC, que merece nossa homenagem! Deus vos abençoe sempre mais! feliz aniversário!!! Rumo ao centenário!!!

quarta-feira, 3 de junho de 2015

PPA 2016-2019 ITAPIRANGA

80 lideranças elencam prioridades para a regional de Itapiranga
Secretaria do Desenvolvimento Regional de Itapiranga (SDR) promove audiência pública para ouvir a população sobre as principais demandas de obras e serviços na região que compreende os municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena. O levantamento servirá como base para a elaboração do Plano Plurianual – PPA 2016-2019 do Governo do Estado, documento que define os programas governamentais com metas para cada área de atuação. O seminário regional aconteceu na tarde de terça-feira, 02, no auditório da SDR com expressiva participação de prefeitos e lideranças da região.
O Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Itapiranga, Miguel Schneider, agradeceu a expressiva participação no evento e colocou a disposição da sociedade a equipe de servidores da SDR para que as propostas sejam enviadas, analisadas e aprovadas pela Assembleia Legislativa. Segundo ele, é necessário levantar as prioridades de cada área para depois poder agir. “Fiquei satisfeito com a seriedade com a qual as demandas regionais foram analisadas e priorizadas”.
O PPA é elaborado a cada quatro anos pelo Governo do Estado e aprovado pela Assembleia Legislativa. Sua vigência começa no segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte. O Governo do Estado ouviu todas as regiões do estado com a realização de 36 seminários.
FONTE E ELABORAÇÃO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA 31ª SDR DE ITAPIRANGA, SC, jornalista Vandro Welter.
Participamos deste importante evento e acreditamos que as 30 prioridades elencadas para nossa grande região são indispensáveis para continuarmos com o desenvolvimento. Parabéns a todos os líderes pela seriedade, participação e compromisso!

segunda-feira, 1 de junho de 2015

IPORÃ 26 ANOS

Participamos deste lindo evento em comemoração aos 26 anos desta linda e acolhedora cidade de Iporã do Oeste, SC. Compartilhamos aqui na íntegra o texto publicado pela assessoria da prefeitura:


A programação de aniversário foi realizada na tarde desta segunda-feira, 1º de junho, data em que Iporã do Oeste comemora seus 26 anos de emancipação político-administrativa. A população Iporã-oestina compareceu em grande número ao ginásio poliesportivo para prestigiar as apresentações culturais das entidades do INDACI. Durante toda a tarde foi realizada a tradicional mateada com apoio da Erva Mate Folle  e do Super Mercado Real, e também a 3ª Feira do Artesanato realizada pelos artesãos do município.
Em sua fala o Secretário da SDR de Itapiranga Miguel Schneider parabenizou a todos os munícipes pelo aniversário do município, e também reforçou o compromisso e a parceria que o Governo do Estado possui com Iporã do Oeste.
O Prefeito Ilton Vogt destacou as conquistas que o município vem tendo ao longo dos 26 anos e o trabalho realizado pelos colonizadores, o que hoje deve ser reconhecido. O Prefeito ressaltou também o crescimento da cidade e interior de Iporã do Oeste, e reforçou que o comprometimento e o empenho de todos os munícipes é que são o resultado de todas as conquistas e do crescimento, não apenas populacional, mas também da economia do município.
As apresentações culturais surpreenderam pela qualidade e empenho de todos os alunos, que há semanas vieram se preparando para este grande dia. Durante a tarde, o público prestigiu as apresentações da Banda Municipal, Clube de Patinação Asas da Liberdade, Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Immer Lustig, Grupo de Gaitas, CTG Herança Pampiana e Grupo de Violões.
O corte do bolo de aniversário, foi realizado no ginásio Artur Friedrich. Até o momento do corte, o formato do bolo era surpresa para a população. No 25º aniversário o formato do bolo foi de um pinheiro, e este ano o formato foi de um outro simbolo do município: a arvore flamboyant, espécie que encanta pela sua beleza. Uma das árvores dessa espécie está localizada em frente a prefeitura, e é um ponto turístico onde muitas pessoas registram fotos como lembrança da cidade.
A Administração de Iporã do Oeste agradece a todos que se fizeram presentes na comemoração de mais este aniversário, e também convida para os demais eventos da programação, neste sábado, 06 de junho, a 24ª Corrida Rústica Cidade de Iporã do Oeste a partir das 13h30, também dia 06 de junho a partir das 21 horas o Baile de Integração dos Grupos de Dança promovido pelo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Immer Lustig no ginásio poliesportivo; no domingo 07 de junho a 16ª Festa do Leitão na linha Macucozinho e dia 28 de junho o Encontro de Grupos Italianos no pavilhão católico.
FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE IPORÃ DO OESTE, SC, 
assessoria jornalista Joana Reichert
www.iporã.sc.gov.br